Rival do Palmeiras esperou 104 anos para ser campeão e tem o 'novo Suárez'
O segundo adversário do Palmeiras na Copa Libertadores da América-2024 precisou esperar 104 anos para descobrir o doce gostinho de ser campeão.
Fundado em 1915, o Liverpool, que visita o Allianz Parque nesta noite, atravessou mais de um século inteiro sem levantar nenhum troféu relevante e só venceu pela primeira vez uma competição de elite no Uruguai em 2019.
Depois da vitória no Torneio Intermedio, um dos turnos do campeonato nacional, o clube de Montevidéu se acostumou com as conquistas. Nas últimas cinco temporadas, foram nove taças levantadas.
Graças a esse desempenho recente, o Liverpool já ultrapassou o Danubio e passou a ser tratado como terceira força do futebol uruguaio, ainda que seus resultados nas últimas temporadas sejam até melhores que os das potências Nacional e Peñarol.
Classificação e jogos
Homenagem inglesa
O nome do adversário de hoje do Palmeiras na Libertadores não é uma homenagem à equipe que briga pelo título da Premier League inglesa, mas sim à cidade homônima.
O clube uruguaio foi batizado assim porque seus fundadores, os alunos de um colégio de padres, eram entusiastas da Inglaterra e consideravam que Liverpool era uma espécie de "cidade irmã" de Montevidéu devido a razões comerciais.
Na época, a maioria dos navios que atracava na capital uruguaia era de origem inglesa. E boa parte deles saía de Liverpool, cujo porto concentrava as exportações de carvão feitas pelo Reino Unido.
'Novo Luisito'
O principal jogador do Liverpool uruguaio é o jogador que tem sido chamado no seu país de sucessor do astro Luis Suárez, ex-Liverpool, Barcelona, Atlético de Madri e Grêmio, que hoje é companheiro de Lionel Messi no Inter Miami.
Luciano Rodríguez tem 20 anos, foi um dos artilheiros do último Pré-Olímpico e, mesmo atuando em um campeonato de nível técnico mais baixo, já estreou pela seleção principal e é uma das apostas de Marcelo Bielsa para o ciclo da Copa do Mundo-2026.
O atacante já foi apontado como possível reforço de Bahia e Vasco. No exterior, Feyenoord e River Plate também fizeram movimentações na tentativa de contratá-lo.
Na estreia na Libertadores, Rodríguez já deixou sua marca. Foi dele o gol do Liverpool no empate por 1 a 1 com o Independiente del Valle, em casa, semana passada.
Nada de força máxima
Depois de estrear na Libertadores com um time 100% reserva e empatar com o San Lorenzo, na Argentina, o Palmeiras novamente não levará a campo o que tem de melhor na segunda rodada da competição continental.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberPara "equilibrar o elenco", Abel Ferreira decidiu escalar um time misto no confronto com o Liverpool. Pelo menos três titulares (Mayke, Zé Rafael e Endrick), que deixaram com dores a vitória sobre o Santos na final do Campeonato Paulista, domingo serão poupados.
Alguns outros integrantes da formação ideal alviverde devem ficar como opção para uma emergência no segundo tempo. A tendência é que Marcos Rocha, Luan, Richard Ríos, Rony e Luis Guilherme, que foram reservas no último fim de semana, comecem jogando.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.