Quase campeão, Leverkusen superou 'medo de vencer' e virou melhor da Europa
Depois de 119 anos de existência e de uma espera de 45 temporadas na primeira divisão, o Bayer Leverkusen tem neste fim de semana a primeira de seis chances de se sagrar campeão alemão de 2023/24 e assim enterrar a piada que tanto o assola.
E a equipe que está prestes a acabar com a hegemonia de 11 anos consecutivos do Bayern de Munique na Bundesliga e dar o primeiro título nacional ao "clube das aspirinas" não é uma qualquer.
O outrora conhecido "Neverkusen" (trocadilho entre a palavra inglesa "never", nunca em português, e seu nome) é simplesmente o time da elite do futebol europeu com melhor desempenho na temporada.
Considerando todos os times que disputam a primeira divisão dos sete campeonatos nacionais tradicionalmente mais importantes do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal e Holanda), o Leverkusen é o único com aproveitamento superior a 90% desde agosto passado.
Classificação e jogos
Quase um ano de invencibilidade
A equipe comandada por Xabi Alonso, que se transformou no "técnico da moda" na Europa, foi derrotada pela última vez no dia 27 de maio do ano passado, quando levou 3 a 0 do Bochum na despedida da edição anterior da Bundesliga.
Desde então, o Leverkusen foi a campo em 42 partidas oficiais e não perdeu mais. Além disso, empatou pouco. Considerando Alemão, Copa da Alemanha e Liga Europa, são 37 vitórias e cinco empates no período. Ou seja, conquistou 92,1% dos pontos que estavam em jogo.
O clube de segundo melhor desempenho na temporada nem se aproxima tanto assim: o Real Madrid tem aproveitamento de 82,9%. A Inter de Milão, com 81,7%, completa o pódio.
Chegou a hora?
Graças à campanha de proporções históricas na Alemanha, o Leverkusen conseguiu abrir 16 pontos de diferença para Bayern de Munique e Stuttgart, únicos times ainda com chances matemáticas de impedir seu título.
Para ser campeão já neste fim de semana, com cinco rodadas de antecedência, basta à equipe comandada por Xabi Alonso manter a vantagem atual para os vice-líderes. Ou seja, ela só precisa fazer o mesmo resultado dos seus concorrentes diretos.
Isso significa que o Leverkusen encerrará sua longa espera pelo grito de campeão caso vença o Werder Bremen, domingo, na BayArena. Mas que ele também pode festejar com um empate ou mesmo derrota se Bayern e Stuttgart não fizerem o dever de casa contra Colônia e Eintracht Frankfurt, respectivamente, amanhã.
Os melhores times da Europa em 2023/24*
1 - Bayer Leverkusen (ALE): 92,1% de aproveitamento
2 - Real Madrid (ESP): 82,9% de aproveitamento
3 - Inter de Milão (ITA): 81,7% de aproveitamento
4 - Sporting (POR): 79% de aproveitamento
5 - PSV Eindhoven (HOL): 78,8% de aproveitamento
6 - Manchester City (ING): 78,2% de aproveitamento
7 - Bayern de Munique (ALE): 78% de aproveitamento
8 - Liverpool (ING): 76% de aproveitamento
9 - Paris Saint-Germain (FRA): 73,6% de aproveitamento
10 - Girona (ESP): 73,3% de aproveitamento
*considerando resultados até o início do fim de semana
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.