Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Premier League vê temporada histórica e 3 candidatos ao título após 10 anos

O campeonato nacional mais badalado do planeta é, pelo menos na atual temporada, também exemplo de equilíbrio.

Faltando cinco rodadas para o encerramento da edição 2023/24, a Premier League inglesa tem ainda três clubes vivos na disputa pelo título. E, mais que isso, separados por apenas um ponto.

O Arsenal tem os mesmos 74 pontos do Liverpool, mas ocupa a liderança porque tem oito gols a mais de saldo que os Reds. O Manchester City, atual tricampeão, aparece logo na sequência, com 73, mas conta com a vantagem de ter um jogo a menos que os outros candidatos a ficar com o troféu.

Equilíbrio raro

A última vez que uma temporada da primeira divisão da Inglaterra terminou com os três primeiros colocados separados por menos de dez pontos foi uma década atrás, em 2013/14, quando o City (86) levou a melhor sobre Liverpool (84) e Chelsea (82).

Na edição passada da Premier League, o time dirigido por Pep Guardiola também travou uma disputa equilibrada com o Arsenal, mas a briga se restringiu à dupla. O Manchester United, terceiro, ficou 14 pontos atrás do campeão.

De todas as principais ligas nacionais da Europa, a inglesa é a única que ainda tem três candidatos ao título. Em todas as outras, o título já está decidido, bastante encaminhado ou tem só duas possibilidades concretas de clube vitorioso.

Por que o City é favorito?

Além da vantagem matemática de ter mais pontos a disputar até o fim da temporada, o City tem sido tratado como principal candidato ao título inglês porque é quem vive o melhor momento do trio que briga pela taça.

Continua após a publicidade

Considerando todas as competições, os atuais tricampeões não perdem desde o dia 6 de dezembro do ano passado. Até mesmo a eliminação na Liga dos Campeões da Europa, para o Real Madrid, aconteceu sem derrotas -foram dois empates antes da queda nos pênaltis.

A invencibilidade do City já dura 29 jogos, com incríveis 23 vitórias e apenas seis empates. Nesse mesmo período, o Arsenal foi batido sete vezes e o Liverpool contabilizou cinco derrotas.

Jogos pelo título

ARSENAL: 74 pontos
Chelsea (C), hoje
Tottenham (F), domingo
Bournemouth (C), 04 de maio
Manchester United (F), 12 de maio
Everton (C), 19 de maio

LIVERPOOL: 74 pontos
Everton (F), amanhã
West Ham (F), sábado
Tottenham (C), 05 de maio
Aston Villa (F), 13 de maio
Wolverhampton (C), 19 de maio

MANCHESTER CITY: 73 pontos
Brighton (F), quinta
Nottingham Forest (F), domingo
Wolverhampton (C), 04 de maio
Fulham (F), 11 de maio
Tottenham (F), 14 de maio
West Ham (C), 19 de maio

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes