Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

7 jogadores brasileiros ameaçados de rebaixamento na Europa nesta temporada

Todo jogador de futebol que se transfere para a Europa sonha construir uma carreira em times grandes por lá, com disputa de títulos, participação na Liga dos Campeões e sem nenhuma preocupação com o fantasma do rebaixamento.

Só que essa trajetória tão desejada nem sempre se torna realidade. E, de repente, mesmo aqueles nomes consagrados, que disputaram Champions ou fizeram parte de convocações da seleção, acabam se envolvendo na luta para não cair à segunda divisão de algum campeonato nacional.

Na reta final da temporada 2023/24, o "Blog do Rafael Reis" mostra abaixo sete brasileiros que têm como único objetivo para as próximas semanas evitar que suas carreiras ganhem o marco negativo do descenso.

DANILO
Meia, 22 anos, Nottingham Forest (ING)

Quando deixou o Palmeiras para desembarcar na Inglaterra, o meia era apontado como um daqueles nomes que estavam a caminho de se firmar na seleção. Mas um ano e meio se passou desde então, e Danilo continua esperando pela estreia com a camisa canarinho. O motivo da demora talvez seja o fato de atuar em um time que venceu apenas um dos últimos nove jogos que disputou e que está um ponto acima da zona de rebaixamento na Premier League. Além de Danilo, o Nottingham Forest conta com mais dois brasileiros: os zagueiros Murillo e Felipe.

REINIER
Meia-atacante, 22 anos, Frosinone (ITA)

Imagem
Imagem: Frosinone/Divulgação

Nada deu certo na carreira de Reinier desde que ele trocou o Flamengo pelo Real Madrid. O meia-atacante praticamente não conseguiu jogar quando foi emprestado ao Borussia Dortmund e também apresentou muito pouco no período em que esteve cedido ao Girona. No Frosinone, o brasileiro passou a ir a campo com um pouco mais de frequência (tem 1.028 minutos jogados na temporada), mas precisou aprender as agruras de jogar em uma equipe de rodapé de tabela. Seu time, onde atua ao lado do atacante Kaio Jorge, é o antepenúltimo colocado do Italiano.

JAILSON
Volante, 28 anos, Celta (ESP)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Getty Images

Após passar as duas últimas temporadas no banco de reservas do Palmeiras, o volante conquistou sua primeira oportunidade na elite europeia. Mas o Celta, clube que defende desde janeiro, está longe de ser o sonho que Jailson imaginava. Desde sua contratação, a equipe obteve apenas três vitórias no Espanhol. Com a escassez de resultados positivos, não conseguiu abrir muita distância para a zona de rebaixamento e é o primeiro time fora do grupo do descenso.

MATHEUS HENRIQUE
Meia, 26 anos, Sassuolo (ITA)

Imagem
Imagem: Divulgação

Convocado para a seleção nos tempos em que jogava no Grêmio, foi para a Itália. Matheus Henrique ainda se manteve bem avaliado enquanto o Sassuolo se mostrava uma equipe competitiva no Calcio. Mas, nesta temporada, apesar de continuar sendo titular absoluto, viu sua produção despencar junto com o desempenho do time. Faltando cinco rodadas para o fim da competição, Matheus Henrique e o Sassuolo precisam ganhar duas posições e descontar uma desvantagem de dois pontos em relação à Udinese para evitar a queda para a Série B.

HUGO SOUZA
Goleiro, 25 anos, Chaves (POR)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Reprodução

O goleiro revelado pelo Flamengo teve alguns bons momentos nesta temporada, como a atuação épica contra o Benfica, quando defendeu três pênaltis, um deles batido por Ángel di María. Mas eles devem ser insuficientes para manter o Chaves na primeira divisão portuguesa. A equipe é vice-lanterna da competição e tem seis pontos de desvantagem para o primeiro time livre do descenso (Estrela Amadora). Menos mal para Hugo Souza que seu contrato é só de empréstimo e que ele retornará ao Flamengo no segundo semestre.

LÉO BAPTISTÃO
Atacante, 31 anos, Almería (ESP)

Imagem
Imagem: Alex Caparros/Getty Images

O atacante que passou pelo Santos entre 2021 e 2022 jogou durante a maior parte da carreira na Espanha, onde está novamente desde o começo da temporada. Só que esse retorno para "casa" não tem se mostrado dos mais felizes. Léo Baptistão marcou só cinco gols pelo Almería até o momento e está com o rebaixamento praticamente decretado. O clube é o lanterna da La Liga e tem 17 pontos a menos que o Celta, primeira equipe fora do descenso. Detalhe: restam apenas 18 pontos a serem jogados até o fim da temporada. Ou seja...

VINI SOUZA
Volante, 24 anos, Sheffield United (ING)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Foto: Reprodução

Pouco aproveitado no time profissional do Flamengo, deu a volta por cima na Europa e conseguiu nesta temporada se transformar em titular de um time da Premier League, o campeonato nacional mais badalado do planeta. O problema é que essa experiência tende a durar pouco, muito pouco. A equipe de Vini Souza é a última colocada do Inglês e precisa descontar uma desvantagem de pelo menos dez pontos na reta final da competição para continuar permanecer na elite.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes