Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Quem é o português cotado para ser o próximo 'supertécnico' do planeta?

Pep Guardiola, Jürgen Klopp, Carlo Ancelotti, Diego Simeone. O seleto grupo de treinadores que fazem parte do primeiro escalão do futebol mundial pode estar prestes a ganhar um novo integrante.

Pelo menos, essa é a aposta de três dos clubes economicamente mais poderosos da Premier League inglesa, o campeonato nacional número um do planeta no quesito força econômica.

Prestes a conquistar pela segunda vez o título do Campeonato Português pelo Sporting, Rúben Amorim está tão bem cotado no cenário internacional que virou opção para comandar Liverpool, Chelsea e West Ham a partir da próxima temporada.

Quem é Rúben Amorim?

O mais novo candidato ao estrelato dos técnicos é português, tem 39 anos e está na sexta temporada trabalhando nos bancos de reservas.

Amorim foi um meio-campista que passou a maior parte da carreira no Benfica (também jogou no Belenenses, no Braga e no Qatar) e defendeu a seleção lusa em duas Copas do Mundo (2010 e 2014).

O ex-meia estreou como técnico em 2018. E, logo de cara, fez o Casa Pia ser punido com a perda de seis pontos na terceira divisão porque ainda não possuía a licença necessária para executar a função.

Após regularizar sua situação e cumprir uma suspensão pela "falcatrua", Amorim foi dirigir a equipe sub-23 do Braga. Três meses depois, com a queda de Ricardo Sá Pinto, assumiu provisoriamente o time principal. A experiência deu tão certo que acabou efetivado.

No Braga, ele levantou seu primeiro troféu como treinador (a Taça da Liga de 2019/20) e conseguiu a classificação para a fase de grupos da Liga Europa da temporada seguinte. Foi o suficiente para o Sporting resolver pagar a multa de 10 milhões de euros (R$ 54,9 milhões) necessária para contratá-lo.

Continua após a publicidade

E o investimento se mostrou certeiro. Com Amorim, a equipe lisboeta conseguiu sair da sombra dos arquirrivais Benfica e Porto e voltou a brigar pelos títulos mais importantes do futebol português.

Já são quatro conquistas em quatro temporadas de parceria: um campeonato nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça (2021). E mais duas taças podem ser levantadas antes da provável mudança do treinador para a Inglaterra.

Vem mais por aí

Faltando quatro rodadas para o encerramento do Português, o Sporting tem sete pontos de vantagem para o Benfica, único adversário que ainda pode alcançá-lo.

O título pode ser conquistado já neste fim de semana, desde que o time de Amorim saia vitorioso do clássico contra o Porto, domingo, e veja o outro candidato à taça ser derrotado pelo Braga, um dia antes.

O Sporting também está na final da Taça de Portugal, competição que venceu pela última vez em 2018/19. A decisão contra o Porto está marcada para o dia 26 de maio.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.