7 veteranos brasileiros no exterior para seu clube repatriar no 2º semestre
No futebol atual, idade muitas vezes é um número que não significa muita coisa. Principalmente quando estamos falando de jogadores de alto nível técnico e que construíram carreiras das mais interessantes no primeiro escalão do futebol mundial.
É por isso que os clubes brasileiros precisam ficar de olhos bem abertos nos jogadores já trintões nascidos por aqui e que estão há anos e mais anos no exterior. Talvez esse seja o momento ideal para repatriá-los.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete veteranos brasileiros que atuam lá fora que seriam reforços bastante plausíveis para os times do futebol pentacampeão mundial no segundo semestre deste ano.
PHILIPPE COUTINHO
Meia, 31 anos, Al-Duhail (QAT)
Já faz pelo menos dois anos que, em toda janela de transferências, algum clube brasileiro tenta repatriar o antigo meia de Barcelona e Liverpool. Nas temporadas anteriores, Corinthians e Vasco esbarraram nas pedidas do Aston Villa, que ainda acreditava que poderia fazer algum caixa com a venda de Coutinho. Agora, o cenário na Inglaterra é de completa descrença com o meia. Quando o brasileiro voltar do empréstimo ao Al-Duhail (Qatar), no meio do ano, o Villa não deve impor muitas condições para negociá-lo de novo, de preferência, em definitivo.
ALEX SANDRO
Lateral esquerdo, 33 anos, Juventus (ITA)
Titular da seleção na última Copa do Mundo, o veterano já é praticamente uma carta fora do baralho para a Juventus. Nem mesmo a possibilidade de atuar também no miolo de zaga tem sido suficiente para dar grande minutagem para Alex Sandro. O brasileiro tem sido reserva na maioria das partidas da Velha Senhora e, por isso, não deve receber uma proposta interessante para renovar seu contrato, que termina junto com a temporada. Athletico-PR e Santos, clubes que Alex Sandro defendeu no Brasil, já demonstraram interesse em repatriá-lo. Nas últimas semanas, o São Paulo também começou a aparecer como candidato a contratá-lo.
THIAGO SILVA
Zagueiro, 39 anos, Chelsea (ING)
O ex-capitão da seleção já decidiu que se despedirá do Chelsea depois de quatro temporadas. Sem contrato e livre para assinar com quem quiser, Thiago Silva tem um namoro de anos com o Fluminense, clube onde sua carreira "estourou" no cenário internacional, que pode se transformar em casamento. O principal entrave a seu retorno no futebol brasileiro é a Arábia Saudita. Se o mercado mais rico do Oriente Médio decidir apresentar uma proposta pelo jogador, ela tem tudo para ser financeiramente "irrecusável".
RAFINHA
Meia, 31 anos, Al-Arabi (QAT)
Irmão mais novo de Thiago Alcântara, o filho de Mazinho sempre teve uma relação mais próxima com o futebol brasileiro do que o astro do Liverpool, tanto que optou por defender a seleção canarinho. "Escondido" no Oriente Médio desde o fim do seu contrato com o Paris Saint-Germain, dois anos atrás, o meia pode curtir a ideia de, pela primeira vez na carreira, jogar no país onde nasceu. E, como seu vínculo com o Al-Arabi termina em junho, basta negociar diretamente com o jogador para viabilizar a transferência.
WILIAN JOSÉ
Atacante, 32 anos, Betis (ESP)
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberHá dez anos no futebol europeu, o centroavante já vestiu as camisas de Real Madrid (do Castilla, para ser mais exato), Zaragoza, Las Palmas, Real Sociedad, Wolverhampton e Betis. Em seus melhores momentos, chegou a ser convocado pela seleção brasileira e sondado pela espanhola. É uma das opções analisadas pelo Palmeiras para repor a saída de Endrick para o Real Madrid. Mas, como tem sido titular na Espanha e tem mais quatro anos de contrato, continua sendo um reforço caro mesmo para os clubes brasileiros mais endinheirados.
THIAGO MENDES
Volante, 32 anos, Al-Rayyan (QAT)
Apesar de ainda estar na primeira temporada no Qatar, o ex-São Paulo está longe de ser um nome inegociável para o Al-Rayyan. Thiago Mendes tem jogado menos do que desejado no país-sede da Copa do Mundo-2022 e já deu alguns indícios que curte a ideia de retornar ao futebol brasileiro. Na janela de começo do ano, ele chegou a ser apontado como possível reforço do Corinthians. A transferência não se concretizou, mas a porta continua aberta para uma volta "para casa".
HERNANI
Volante, 30 anos, Parma (ITA)
Ex-jogador do Athletico-PR, está na Europa há sete temporadas e atualmente disputa a segunda divisão italiana com o tradicional Parma. Hernani é titular absoluto da equipe na campanha que deve devolvê-la à elite (lidera a Série B com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado). Mas talvez ele não fique para o retorno ao primeiro escalão do Calcio. No começo do ano, o volante foi procurado pelo Corinthians, mas não acertou a volta ao Brasil. Porém, é bem possível que o clube alvinegro o procure novamente na próxima janela.
Deixe seu comentário