5 jogadores brasileiros que já são campeões nesta temporada na Europa
A temporada 2023/24 do futebol europeu ainda não chegou ao fim. Mas, mesmo com algumas semanas ainda pela frente no calendário da bola, alguns jogadores brasileiros já tiveram a oportunidade de comemorar títulos relevantes do Velho Continente neste ano.
O país pentacampeão mundial já emplacou campeões na França, na Itália e na Alemanha, países de três dos campeonatos nacionais mais importantes do lado de lá do Oceano Atlântico. E, independente dos clubes que ficarem com os títulos, também fará parte dos elencos vencedores da Inglaterra e da Espanha.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco compatriotas de Ronaldo, Romário, Ronaldinho Gaúcho e cia. que já fizeram a festa na atual temporada europeia.
MARQUINHOS
Zagueiro, 29 anos
Campeão francês com o Paris Saint-Germain
Um dos líderes da seleção, o zagueiro conquistou no último fim de semana o nono título francês da sua carreira (de um total de 11 campeonatos disputados). O troféu desta temporada teve um gosto especial para Marquinhos. Afinal, foi em 2023/24 que o brasileiro se tornou o recordista histórico de partidas disputadas com a camisa do Paris Saint-Germain (439). E o ano ainda pode ser corado com a vitória da Liga dos Campeões da Europa, um objetivo inédito perseguido pelos parisienses.
CARLOS AUGUSTO
Lateral esquerdo, 25 anos
Campeão italiano com a Inter de Milão
Apesar de reserva da Inter, o defensor revelado pelo Corinthians teve papel intenso no 20º título nacional nerazzurro. Carlos Augusto exerceu um papel de "12º jogador" para o técnico Simone Inzaghi e foi a campo em 33 das 34 rodadas já disputadas da Série A -no jogo que ficou de fora, contra o Napoli, só não foi aproveitado porque estava machucado. O título italiano é o primeiro de um campeonato nacional na carreira do jogador, que está na quarta temporada na Europa.
ARTHUR
Lateral direito, 21 anos
Campeão alemão com o Bayer Leverkusen
A histórica campanha do Bayer Leverkusen na Bundesliga, que encerrou uma hegemonia de 11 anos consecutivos do Bayern de Munique, conquistou o primeiro título nacional da sua história e ainda não sofreu sequer uma derrota nesta temporada, teve participação brasileira, ainda que bem pequena. Contratado do América-MG em julho, Arthur passou a maior parte do Alemão recuperando-se de uma grave lesão e só esteve em campo durante 32 minutos, divididos em dois jogos.
MATHEUS
Goleiro, 32 anos
Campeão da Taça da Liga portuguesa com o Braga
Irmão do meio-campista Moisés, ex-Palmeiras e hoje no América-MG, o goleiro faturou em janeiro o seu quarto troféu como goleiro do Braga, time que defende há dez anos. Matheus foi o dono da meta da equipe então dirigida por Artur Jorge na vitória sobre o Estoril, na final da Taça da Liga portuguesa. O título foi decidido na disputa de pênaltis, mas curiosamente o camisa 1 brasileiro não defendeu sequer uma cobrança -a batida decisiva foi para fora.
MARQUINHOS
Meia-atacante, 24 anos
Campeão húngaro com o Ferencváros
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberEx-jogador do Atlético-MG, clube onde iniciou a carreira e que defendeu até 2021, o brasileiro foi um dos principais destaques individuais do 35º título nacional conquistado pelo Ferencváros, o sexto consecutivo. Marquinhos vestiu a camisa 10 durante a campanha de 21 vitórias, cinco empates e quatro derrotas e foi o vice-líder do seu time em assistências (oito passes para gol). Além disso, também balançou as redes em quatro oportunidades.
Deixe seu comentário