Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Arábia desiste de Gómez, e Palmeiras esfria busca por reposição

Capitão do Palmeiras, o zagueiro paraguaio Gustavo Gómez não deve receber propostas da Arábia Saudita na próxima janela de transferências, que abre em julho.

O "Blog do Rafael Reis" apurou que o defensor de 30 anos já não interessa mais ao mercado que se transformou novo eldorado do futebol mundial ao gastar 976,2 milhões de euros (R$ 5,4 bilhões) em reforços na atual temporada.

No meio do ano passado, o camisa 15 alviverde foi procurado pelo Al-Ittihad, clube onde jogam os astros franceses Karim Benzema e N'Golo Kanté. No entanto, o Palmeiras se recusou a abrir negociações para vendê-lo.

Desde então, a torcida do atual bicampeão brasileiro já se prepara para uma nova e mais sedutora investida pelo defensor. Mas, caso ela aconteça, provavelmente não virá da liga mais rica do Oriente Médio.

'Europeus são prioridade'

Gómez saiu do radar saudita porque não encaixa no tipo de contratação que o governo local (acionista majoritário dos quatro principais clubes do país) pretende fazer para turbinar seu campeonato.

Em busca de aumentar a visibilidade internacional da sua liga, a Arábia tem adotado uma política de priorizar como reforços jogadores que tenham construído uma carreira sólida na Europa e sejam globalmente conhecidos.

Esse não é o caso de Gómez, que, apesar do sucesso no Palmeiras, decepcionou durante sua passagem pelo Velho Continente (Milan). Thiago Silva (Chelsea) e o francês Raphaël Varane (Manchester United) são nomes da mesma posição do paraguaio que, neste momento, atendem muito mais aos anseios sauditas.

Sem reposição

Ciente de que provavelmente não receberá nenhuma proposta "irrecusável" por Gómez e sem nenhuma intenção de negociá-lo, o Palmeiras não está no Mercado da Bola em busca de uma possível reposição para o paraguaio.

Continua após a publicidade

O clube até pode contratar um zagueiro para o segundo semestre, mas ele dificilmente será um jogador que chegue "pronto" para ser titular e assumir a posição do capitão. Caso Abel Ferreira ganhe um reforço para defesa, ele tende ser alguém para compor elenco ou uma aposta para ser inserida aos poucos no time.

Atualmente, o treinador português conta com quatro zagueiros de origem (Gómez, Murilo, Luan e Naves), além de três laterais que podem ser usados no miolo de zaga (Marcos Rocha, Joaquín Piquerez e Vanderlan). Há ainda dois garotos da base (Michel e Vitor Reis) que treinam com o time profissional e aguardam a promoção definitiva.

Nova frente

O Palmeiras inicia nesta noite, contra o Botafogo-SP, em casa, a disputa da Copa do Brasil, único torneio importante que Abel venceu apenas uma vez (2020) -tem dois títulos brasileiros e da Copa Libertadores da América, além de três taças do Paulista.

A competição começa justamente em um momento turbulento para a equipe alviverde, que só marcou um gol nas quatro primeiras rodadas do Brasileirão e ocupa uma modesta 12ª colocação.

Na Série A, o Palmeiras volta a campo no domingo, quando visita o Cuiabá. O outro compromisso da próxima semana é contra o Liverpool de Montevidéu, quinta-feira, no Uruguai, pela Libertadores.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes