Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Tem pacto? Campeão alemão se salva nos acréscimos em 11 jogos da temporada

Para o Bayer Leverkusen, chegar aos minutos finais de uma partida em situação desconfortável no placar não é nenhum problema.

Campeão alemão pela primeira vez na história e ainda invicto na temporada, o time comandado por Xabi Alonso é especialista na arte de empatar ou vencer jogos já nos acréscimos.

Só em 2024/25, a equipe germânica conseguiu evitar quatro derrotas depois dos 45 minutos do segundo tempo. E obteve ainda mais sete vitórias depois do encerramento do tempo regulamentar.

Ou seja, em nada menos que 11 das 46 partidas disputadas nesta temporada, o Leverkusen marcou nos acréscimos gols que foram decisivos para reverter um resultado que lhe era desfavorável.

'Pacto'

Nas redes sociais, a capacidade ímpar do time sensação do futebol europeu em se salvar nos minutos finais de uma partida é tratado como algo sobrenatural. Não à toa, já virou piada recorrente falar que o Leverkusen fez um "pacto" com entidades do outro mundo.

Essa sensação tem se amplificado nas últimas semanas. Nos seus três compromissos mais recentes (contra West Ham, Borussia Dortmund e Stuttgart), o "time das aspirinas" saiu atrás no marcador e, quando a derrota já parecia certa, descolou empates heroicos.

No fim de semana, o milagre da manutenção da invencibilidade ganhou contornos mais épicos. Afinal, o Stuttgart, que também vive grande fase e é o terceiro colocado no Alemão, chegou a abrir dois gols de vantagem, e o Leverkusen só alcançou a igualdade aos 51 minutos da etapa final.

Invicto até quando?

Sem perder desde o dia 27 de maio de 2023, quando levou 3 a 0 do Bochum, na despedida da edição passada da Bundesliga, o Leverkusen pode ser o primeiro time da história alemã a atravessar o campeonato inteiro invicto.

Continua após a publicidade

Restam apenas mais três desafios para a equipe alcançar esse recorde que nem o poderoso Bayern de Munique foi capaz de atingir: contra Eintracht Frankfurt, Bochum e Augsburg.

No primeiro escalão do futebol europeu, composto pelas cinco ligas nacionais mais poderosas do Velho Continente, a última campeã invicta foi a Juventus de 2011/12, que atravessou o Italiano com 23 vitórias e 15 empates.

Campeão de tudo?

Após a inédita e histórica conquista da Bundesliga, o Leverkusen ainda está na briga pelos títulos dos outros dois campeonatos que disputa nesta temporada. Ou seja, pode fechar 2023/24 como "campeão de tudo".

Na Liga Europa, os comandados de Xabi Alonso vão até a capital italiana para enfrenta a Roma, hoje, a partir das 16h (de Brasília), na primeira partida das semifinais do torneio -a outra vaga na decisão sai do confronto entre Olympique de Marselha e Atalanta.

Já na Copa da Alemanha, o clube da Bayer já é finalista. Seu adversário na partida marcada para 25 de maio é o Kaiserslautern, tradicional força do futebol germânico que atualmente participa da segunda divisão.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.