Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Libertadores: Atlético-MG joga para ser o 1º classificado às oitavas

Um dos três times que só venceram nas três rodadas inaugurais da Copa Libertadores da América-2024, o Atlético-MG pode se transformar hoje no primeiro classificado para os mata-matas decisivos do torneio.

A equipe alvinegra conquistará a vaga nas oitavas de final com dois jogos de antecedência caso derrote o Rosario Central, a partir das 19h (de Brasília), na Argentina, no jogo que abre a semana da competição interclubes mais importante do continente.

E, dependendo do que acontecer na outra partida da chave, os mineiros já podem assegurar também a primeira colocação do Grupo G e o direito de decidir em casa no primeiro confronto eliminatório da fase final.

Para cumprir também esse objetivo, além de bater o Rosario Central como visitante, o Atlético precisa que o Peñarol não vença o Caracas, na Venezuela, no mesmo horário. Uma vitória ou empate da equipe da casa serão suficientes.

Momento mágico

Desde a contratação do técnico Gabriel Milito, no fim de março, o clube de Belo Horizonte vive um momento mágico.

Já são 11 jogos sob comando do ex-zagueiro do Barcelona, com sete vitórias e quatro empates. É isso mesmo, os mineiros estão invictos desde a mudança de treinador.

Com Milito, o Atlético-MG se sagrou campeão estadual (sobre o arquirrival Cruzeiro), ganhou todas as partidas que disputou na Libertadores, estreou com vitória contra o Sport na Copa do Brasil e somou nove pontos nas cinco primeiras rodadas do Brasileiro -ocupa o quarto lugar, com um ponto a menos que o líder, Athletico-PR.

Quem mais pode se classificar?

Além de Hulk, Paulinho, Gustavo Scarpa e cia, outros três times podem sair da quarta rodada da Libertadores já classificados para a próxima fase: Talleres (Grupo B), Bolívar (Grupo E) e River Plate (Grupo H).

Continua após a publicidade

Todos eles dependem apenas dos próprios resultados e conquistarão a vaga antecipada se vencerem seus compromissos desta semana.

Assim como o Atlético-MG, o Bolívar, que está na mesma chave do Flamengo, também pode celebrar de antemão o primeiro lugar do seu grupo. O River, o outro time com 100% de aproveitamento na competição até o momento, ainda não tem essa possibilidade.

Briga boa

Apesar da sequência de cinco títulos consecutivos (Palmeiras, em 2020 e 2021, Flamengo, em 2019 e 2022, e Fluminense, em 2023), o futebol brasileiro ainda continua atrás da Argentina no número de conquistas de Libertadores: 25 a 23.

E a terra de Lionel Messi tem neste ano uma oportunidade de ouro para interromper a recente hegemonia verde e amarela e aumentar um pouquinho mais sua folga como recordista. Afinal, a decisão desta edição está marcada para Buenos Aires e será jogada no dia 30 de novembro —o estádio ainda não foi anunciado.

Brasileiros na Libertadores - 4ª rodada

Hoje, às 19h - Rosario Central x Atlético-MG, em Rosario (ARG), Grupo C
Hoje, às 21h - Palestino x Flamengo, em Coquimbo (CHI), Grupo E
Amanhã, às 21h30 - Cobresal x São Paulo, em Calama (CHI), Grupo B
Amanhã, às 21h30 - Botafogo x LDU, no Rio de Janeiro, Grupo D
Quinta, às 19h - Liverpool x Palmeiras, em Montevidéu (URU), Grupo F
Quinta, às 21h - Colo-Colo x Fluminense, em Santiago (CHI), Grupo A

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes