Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Vitor Roque declara guerra ao Barcelona e pode 'forçar' transferência

Incomodado com a quantidade de chances recebidas em seu primeiro semestre no futebol europeu, o atacante brasileiro Vitor Roque resolveu declarar guerra contra o Barcelona e o técnico Xavi Hernández.

Nos últimos dias, sua esposa e seu empresário resolveram se manifestar publicamente, ela com indiretas e ele com uma forte entrevista, sobre o pouco aproveitamento do ex-centroavante do Athletico-PR na Catalunha.

Jogador do Barça desde janeiro, o garoto de 19 anos soma 13 partidas, 310 minutos em campo e dois gols marcados pela equipe culé. Ele não é aproveitado por Xavi desde o dia 16 de abril e passou as últimas quatro partidas inteiras sem sair do banco de reservas.

Emojis são polêmicos

No sábado, logo depois de o time catalão sofrer o quarto gol da derrota por 4 a 2 para o Girona, pelo Campeonato Espanhol, Dayana Lins publicou em sua conta no X (o antigo Twitter) três emojis, um com os olhos tampados ("não quer nem ver") e dois com as bocas cobertas pelas mãos ("não vou falar nada").

A postagem foi interpretada nas redes sociais como uma indireta ao fato de Xavi insistir em não colocar seu marido em campo, mesmo com um resultado adverso e precisando de gols para reverter a situação.

Logo depois de a polêmica ser instaurada, Dayana publicou uma outra mensagem afirmando que havia criado um "rebuliço". Mais tarde, ela apagou o post original, visto como uma crítica ao comando do Barcelona.

Foi para briga

Ao contrário de Dayana, os ataques feitos pelo empresário André Cury à direção do futebol culé não foram nada sutis.

Continua após a publicidade

Em entrevista à rádio RAC1, da Catalunha, o agente de Vitor Roque criticou Xavi por não dar ao brasileiro o mesmo espaço concedido a outros garotos nesta temporada, como os titulares Pau Cubarsí e Lamine Yamal e o meia Fermín López.

Cury também reclamou da falta de diálogo do treinador do Barcelona, que, segundo ele, jamais procurou o atacante para lhe explicar os motivos de estar sendo menos aproveitado do que imaginava.

Por fim, admitiu a possibilidade de Vitor Roque não permanecer na Catalunha depois das férias de julho caso a situação do jogador não melhore nas rodadas finais do Espanhol ou na pré-temporada.

Saída definitiva

O estafe do camisa 19 não está satisfeito com a possibilidade de um empréstimo para o jovem ganhar experiência europeia em outro clube — segundo o jornal espanhol "Mundo Deportivo", Manchester United, Napoli, Lyon, Nice, Betis e Sevilla já manifestaram interesse em recebê-lo.

Para Cury, se Vitor Roque não receber um voto de confiança de Xavi e da diretoria culé, o melhor caminho para o futuro do jogador é ser negociado em definitivo na próxima janela de transferências.

Continua após a publicidade

O atacante custou 40 milhões de euros ao Barcelona (R$ 218,2 milhões) e foi o maior investimento feito pelo clube no último ano. Dependendo dos objetivos alcançados, o valor total do negócio pode chegar à marca de 74 milhões de euros (R$ 403,7 milhões).

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.