Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Na hora da decisão, dupla perde espaço no Arsenal e vira zebra na seleção

Figurinhas carimbadas nas convocações da seleção brasileira nos últimos tempos, os atacantes Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli não são dos nomes mais cotados para aparecer na lista que Dorival Júnior anuncia nesta sexta (10).

A dupla perdeu espaço no Arsenal na reta final do Campeonato Inglês, que está sendo disputado ponto a ponto com Manchester City e Liverpool, e consequentemente também viu diminuir as chances de ser lembrada pelo técnico da equipe canarinho.

A segunda convocação de Dorival montará a seleção que vai disputar os amistosos contra México e Estados Unidos, na primeira quinzena do próximo mês, e também a Copa América, entre os dias 20 de junho e 14 de julho.

Por que viraram reservas?

Lá no começo da temporada, os dois brasileiros formavam com Bukayo Saka o trio de ataque titular idealizado por MIkel Arteta para o Arsenal.

No entanto, problemas físicos, queda de desempenho e, especialmente, o bom futebol mostrado por seus substitutos diretos fizeram a dupla deixar de ser parte da formação ideal e virar opção no banco de reservas,

O primeiro a dar adeus ao lugar cativo no time foi Jesus. O camisa 9 sofreu uma lesão no joelho no começo de fevereiro e ficou cinco jogos fora.

Com a entrada do alemão Kai Havertz na função que antes era desempenhada pelo brasileiro, os Gunners subiram de produção, bateram o Liverpool e, na sequência, golearam West Ham, Burnley e Newcastle.

Martinelli durou um mês a mais que Jesus como titular. Por causa de uma contusão no pé, o atacante não conseguiu ir a campo na segunda partida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, contra o Porto.

Continua após a publicidade

Seu substituto na ponta-esquerda, o belga Leandro Trossard, foi o autor do gol que impediu a eliminação dos ingleses e levou a disputa nos pênaltis — acabaram vencendo por 4 a 2. Aí, não saiu mais do time.

Com a perda de espaço de Jesus e Martinelli, o Arsenal tem agora apenas um brasileiro com lugar cativo entre os titulares: o zagueiro Gabriel Magalhães, que, ao contrário dos companheiros de equipe, não tem muitas dúvidas de que será convocado por Dorival.

Fim do jejum?

Campeão inglês pela última vez há 20 anos, o Arsenal lidera a Premier League, mas não depende apenas das suas próprias forças para encerrar o incômodo jejum.

Com um ponto de vantagem para o City (83 a 82), o clube londrino pode ser ultrapassado pelo atual tricampeão nacional mesmo que vença os dois jogos que ainda tem pela frente, já que o principal adversário pela taça ainda irá a campo três vezes.

Neste fim de semana, o Arsenal visita o Manchester United, no domingo, enquanto os comandados de Pep Guardiola jogam contra o Fulham, também fora de casa, no sábado. O Liverpool (78), que também é candidato ao título, encara o Aston Villa, na segunda-feira.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes