'Locura': quem é o atacante da várzea que Bielsa vai convocar para seleção?
Conhecido no cenário internacional como "El Loco", o técnico Marcelo Bielsa irá aprontar uma das maiores loucuras da sua carreira na próxima convocação da seleção do Uruguai.
O ex-comandante de Leeds United, Athletic Bilbao, Olympique de Marselha, Argentina e Chile, entre outros, decidiu levar um jogador amador para o amistoso contra a Costa Rica, marcado para o dia 31 de maio.
O atacante Walter Domínguez, de 24 anos, que jamais disputou uma partida como profissional na sua vida, já até deu entrevistas confirmando que foi avisado por diretores da seleção que será convocado.
Quem é Domínguez?
A maior surpresa da próxima convocação de Bielsa não atua em nenhuma das quatro divisões do Campeonato Uruguaio, aquelas que contam com sistema de acesso e rebaixamento e que são vinculadas à AUF (Associação Uruguaia de Futebol).
O Juventud Soriano, time em que Domínguez atua, joga a Copa Nacional de Clubes B, uma espécie de segunda divisão da várzea local.
De acordo com veículos da imprensa uruguaia, o centroavante marcou 57 gols em 39 partidas na temporada passada. O sucesso entre os amadores até lhe rendeu um convite tardio para treinar no Fénix, hoje lanterna da primeira divisão profissional.
Mas Domínguez não se adaptou à elite e logo retornou para a equipe amadora onde é ídolo.
Como Bielsa descobriu Domínguez?
Evidentemente, não foi nas partidas da várzea uruguaia que o treinador da seleção descobriu seu novo atacante.
Domínguez chamou a atenção de Bielsa durante a Copa de Seleções, um torneio de seleções municipais que anualmente movimenta o interior do Uruguai e reúne vários jogadores e ex-jogadores profissionais, como Diego Godín e Loco Abreu.
Na edição deste ano, encerrada no mês passado, ninguém brilhou mais que o atacante da seleção de Soriano Capital. Ele foi campeão, marcou um gol e deu duas assistências na final contra o Paysandú, e ainda ganhou o prêmio de craque do campeonato.
O motivo da convocação
No amistoso contra Costa Rica, o Uruguai levará a campo uma seleção alternativa, composta apenas por jogadores que atuam dentro do próprio país. Ou seja, a ideia da partida é realmente garimpar novos nomes que possam ser aproveitados durante as eliminatórias da Copa do Mundo-2026.
Além disso, a data escolhida para o jogo coincidirá com a última rodada da fase de grupos da Libertadores e da Copa Sul-Americana. Portanto, Bielsa se comprometeu em não convocar nenhum jogador dos times uruguaios envolvidos na competição.
Assim, a seleção uruguaia que terá a presença de um jogador amador não poderá contar com os atletas que jogam em clubes do exterior e nem com aqueles que integram os elencos de Nacional, Peñarol, Liverpool de Montevidéu, Racing e Danubio, as cinco equipes mais poderosas do país.
Deixe seu comentário