Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

31 brasileiros já são campeões nacionais na Europa nesta temporada; conheça

A temporada 2023/24 do futebol europeu ainda não chegou ao fim. Mas, mesmo com algumas semanas ainda pela frente no calendário da bola, nada menos que 31 jogadores brasileiros já tiveram a oportunidade de comemorar títulos da primeira divisão de campeonatos nacionais do Velho Continente neste ano.

A relação inclui apenas atletas que já defenderam ou que ainda estão aptos a jogar pela seleção brasileira. Por isso, outros nomes que mudaram de "cidadania futebolística" para atuar por outros países, como o meia Richard Almeida, mais uma vez campeão do Azerbaijão pelo Qarabag, não fazem parte da lista.

100% na elite

No total, atletas nascidos no Brasil ou com direito a passaporte local por causa dos seus ascendentes (pais ou avós) levantaram o troféu em 13 nações diferentes da Europa.

E essa conta só considera ligas que utilizam o calendário hegemônico de lá e estão na reta final da temporada —os campeonatos de localidades mais ao norte, como Suécia e Noruega, costumam começar e terminar no mesmo ano, ou seja, não estão inseridos dentro do mesmo conceito de temporada.

Ao contrário das últimas temporadas, desta vez o futebol brasileiro irá emplacar pelo menos um jogador campeão em todas as cinco principais ligas nacionais europeias -já ganhou em Espanha, Alemanha, Itália e França e verá Ederson (Manchester City) ou Gabriel Magalhães, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli levantarem a taça na Inglaterra.

Bulgária e Ucrânia dominadas

Os dois clubes que mais consagraram representantes do futebol pentacampeão mundial em 2023/24, pelo menos até o momento, foram Ludogorets e Shakhtar Donetsk, vencedores dos campeonatos de Bulgária e Ucrânia, respectivamente.

Cada um desses elencos vencedores conta com cinco jogadores brasileiros. Na equipe búlgara, o destaque da campanha foi o centroavante Rwan Seco, ex-Santos, que é um dos artilheiros do time (11 gols), mesmo tendo passado a maior parte da temporada na reserva. Já o time ucraniano tem visto Kevin, ex-Palmeiras, mandar bem desde que foi contratado, na janela de janeiro.

Fim de temporada

Boa parte dos principais campeonatos nacionais de primeira divisão da Europa terá sua última rodada disputada no próximo fim de semana. As datas posteriores ficarão reservadas para repescagens, decisões de copas nacionais e para os jogos do título das competições continentais.

Continua após a publicidade

A temporada 2023/24 do futebol de clubes tem uma espécie de encerramento oficial com a decisão da Liga dos Campeões, entre Borussia Dortmund e Real Madrid, no dia 1º de junho, em Wembley. Após a definição do vencedor da Champions, começa a Data Fifa, cujo ponto alto a disputa da Eurocopa, na Alemanha.

Os brasileiros campeões nacionais na Europa

ESPANHA - Real Madrid (3): Éder Militão, Rodrygo e Vinícius Júnior
ALEMANHA - Bayer Leverkusen (1): Arthur
ITÁLIA - Inter de Milão (1): Carlos Augusto
FRANÇA - Paris Saint-Germain (2): Beraldo e Marquinhos
HOLANDA - PSV Eindhoven (2): André Ramalho e Mauro Júnior
PORTUGAL - Sporting (2): Matheus Reis e Rafael Pontelo
UCRÂNIA - Shakhtar Donetsk (5): Eguinaldo, Kevin, Marlon Gomes, Newerton e Pedrinho
CHIPRE - Apoel (4): Cipriano, Gabriel Maioli, Jefté e Marquinhos
HUNGRIA - Ferencváros (1): Marquinhos
ROMÊNIA - FCSB (1): Luis Phelipe
BULGÁRIA - Ludogorets (5): Caio Vidal, Pedro Naressi, Raí, Rick e Rwan Seco
AZERBAIJÃO - Qarabag (3): Júlio Romão, Juninho e Matheus Silva
ESLOVÊNIA - Celje (1): Edmilson

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes