Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Rodada pode decretar eliminação e pior Libertadores em 10 anos para o Fla

Vencedor de duas edições recentes (2019 e 2022) e sempre apontado como um dos favoritos ao título da Copa Libertadores da América nos últimos anos, o Flamengo pode sair da rodada desta semana da competição continental com uma eliminação precoce nas costas.

Caso não derrote o Bolívar, amanhã à noite, no Maracanã, a equipe rubro-negra correrá risco de chegar ao seu último jogo da fase de grupos já sem chances de conquistar a classificação para as oitavas de final.

O time dirigido por Tite, que atualmente ocupa o terceiro lugar do Grupo E, conhecerá o gosto amargo da eliminação já amanhã se falhar no seu dever de casa e o Palestino conseguir uma vitória sobre o Millonarios, na Colômbia.

Pior campanha da década

A última vez que o Flamengo caiu ainda na fase classificatória e não ficou sequer entre os 16 melhores times da Libertadores foi em 2017.

Mas, além da eliminação precoce, a equipe carioca poderá ter decretada sua pior campanha da década no torneio que é sua prioridade da temporada caso seja derrotada em casa pelo Bolívar.

Isso porque, nesse cenário, os rubro-negros poderiam atingir no máximo sete pontos na fase de grupos, exatamente o mesmo que fizeram dez anos atrás, em 2014 -na última eliminação, foram um pouco melhor e somaram nove pontos.

Respiro na crise

Apesar da situação delicada na Libertadores, o Flamengo chega à decisão antecipada contra o Bolívar com pelo menos um pequeno respiro.

Continua após a publicidade

O 2 a 0 aplicado sobre o Corinthians, sábado, elevou o time à terceira colocação do Campeonato Brasileiro e interrompeu uma sequência de resultados considerados ruins pela torcida.

Essa foi apenas a segunda vitória da equipe nas últimas sete partidas disputadas. E a anterior foi um magro (e perigoso) 1 a 0 contra o Amazonas, da Série B, em casa, em confronto de ida da Copa do Brasil.

Ao longo das últimas três semanas, o Flamengo também empatou com Palmeiras e Bragantino. Além disso, ainda foi derrotado por Bolívar, Botafogo e Palestino.

Briga boa

Apesar da sequência de cinco títulos consecutivos (dois com o Flamengo, mais dois com o Palmeiras e o último com Fluminense, no ano passado), o futebol brasileiro ainda continua atrás da Argentina no número de conquistas de Libertadores: 25 a 23.

E a terra de Lionel Messi tem neste ano uma oportunidade de ouro para interromper a recente hegemonia verde e amarela e aumentar um pouquinho mais sua folga como recordista. Afinal, a decisão desta edição está marcada para Buenos Aires e será jogada no dia 30 de novembro —o estádio ainda não foi anunciado.

Continua após a publicidade

Brasileiros na Libertadores - 5ª rodada

Hoje, às 19h - Peñarol x Atlético-MG, em Montevidéu (URU), Grupo C
Amanhã, às 21h30 - Flamengo x Bolívar, no Rio de Janeiro, Grupo E
Amanhã, às 21h30 - Palmeiras x Independiente del Valle, em São Paulo, Grupo F
Quinta, às 19h - Universitario x Botafogo, em Lima (PER), Grupo D
Quinta, às 19h - Fluminense x Cerro Porteño, no Rio de Janeiro, Grupo A
Quinta, às 21h - São Paulo x Barcelona, em São Paulo, Grupo B

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes