Libertadores: entenda por que o Del Valle 'torce' por título do Palmeiras
Uma das principais forças ascendentes do futebol sul-americano, o Independiente del Valle está louco para levantar pela primeira vez o troféu da Copa Libertadores.
Mas se o título inédito ainda não vier nesta temporada, o clube equatoriano não achará nada ruim que o campeão continental de 2024 seja o Palmeiras, seu adversário desta noite em jogo válido pelo Grupo F, no Allianz Parque.
Afinal, uma nova conquista dos comandados de Abel Ferreira pode ajudar o Del Valle a se classificar para a aguardada primeira edição do Super Mundial de Clubes, que será disputado no próximo ano, nos Estados Unidos.
Del Valle no Super Mundial?
Três das seis vagas destinadas à América do Sul no torneio já têm donos: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, que ganharam as últimas três Libertadores. O River Plate também está classificado.
Classificação e jogos
O campeão continental esta temporada também estará automaticamente classificado para o Super Mundial, enquanto as duas vagas restantes serão distribuídas aos clubes de melhor desempenho no ranking quadrienal da competição da Conmebol.
É pouco provável que alguém consiga ultrapassar o Boca Juniors (71) nessa classificação. Ou seja, esses últimos passaportes para o torneio da Fifa estão praticamente carimbados.
A questão é que, se a Libertadores-2024 for vencida por um time que já está no Mundial, como o Palmeiras, a vaga do campeão deste ano será destinada automaticamente a um terceiro time do ranking (respeitando o limite de dois classificados por país).
E aí, se houver a abertura de uma vaga extra, o Del Valle entra na briga. Os equatorianos têm 45 pontos acumulados nos últimos quatro anos e só estão atrás de Olimpia (57) e Nacional-URU (50) nessa disputa que pode acontecer.
Vale lembrar que o Olimpia não participa da Libertadores nesta temporada. Logo, vai parar nos seus atuais 57 pontos. Além disso, além da pontuação tradicional dada por jogo (três pontos por vitória e um a cada empate), as equipes recebem um bônus de três pontos a cada fase que avançam na competição.
Briga boa
Apesar da sequência de cinco títulos consecutivos (dois com o Palmeiras, mais dois com o Flamengo e um do Fluminense), o futebol brasileiro ainda continua atrás da Argentina no número de conquistas de Libertadores: 25 a 23.
E a terra de Lionel Messi tem neste ano uma oportunidade de ouro para interromper a recente hegemonia verde e amarela e aumentar um pouquinho mais sua folga como recordista. Afinal, a decisão desta edição está marcada para Buenos Aires e será jogada no dia 30 de novembro —o estádio ainda não foi anunciado.
Brasileiros na Libertadores - 5ª rodada
Ontem - Peñarol 2 x 0 Atlético-MG, em Montevidéu (URU), Grupo C
Hoje - Flamengo x Bolívar, no Rio de Janeiro, Grupo E
Hoje - Palmeiras x Independiente del Valle, em São Paulo, Grupo F
Amanhã, às 19h - Universitario x Botafogo, em Lima (PER), Grupo D
Amanhã, às 19h - Fluminense x Cerro Porteño, no Rio de Janeiro, Grupo A
Amanhã, às 21h - São Paulo x Barcelona, em São Paulo, Grupo B
Deixe seu comentário