Ex-SPFC brilha na Inglaterra e vira reforço 'quase certo' na Premier League
Um dos principais destaques individuais da segunda divisão do Campeonato Inglês, o meia Gabriel Sara está de olho em uma promoção para a Premier League... com ou sem o seu time.
O ex-jogador do São Paulo é a principal arma do Norwich para vencer a repescagem da Championship e assim conseguir o acesso para a elite na próxima temporada — joga hoje contra o Leeds United, fora de casa, no confronto de volta das semifinais do playoff decisivo.
Mas, mesmo que o clube que o brasileiro defende desde 2022 falhe na missão de chegar ao topo do futebol da Inglaterra, o dono da camisa 17 tem boas chances de dar as caras na Premier League depois das férias de julho.
Transferência à vista?
O "Blog do Rafael Reis" apurou que Sara já tem sido sondado por alguns clubes da Premier League a respeito da possibilidade de uma mudança de ares na próxima janela de transferências.
Classificação e jogos
Nenhum movimento mais brusco, como proposta oficial, foi feito até o momento porque o acesso ou não do Norwich à primeira divisão pode mudar radicalmente os termos de um possível negócio.
Quem está na expectativa de uma transação envolvendo Sara é o São Paulo. Pelo contrato firmado no momento da transação do jogador, o clube do Morumbi assegurou 10% do lucro obtido pelo time inglês em uma possível revenda.
Ou seja, se o meia for negociado por mais de 10,5 milhões de euros (R$ 58,3 milhões), valor que o Norwich pagou dois anos atrás, a equipe brasileira terá direito a uma fatia do dinheiro que exceda essa marca.
Ano mágico
Em sua segunda temporada na Europa, o meia de 24 anos assumiu papel de protagonista na segundona da Inglaterra.
Sara é o atleta do elenco do Norwich que mais participou ativamente de gols em 2023/24. Ele é o vice-artilheiro do time (14 gols) e também o jogador que mais distribuiu passes para os companheiros marcarem (13 assistências).
O brasileiro também ganhou o prêmio de craque da Championship no mês de agosto, foi finalista da eleição de jogador da temporada e descolou um lugar na seleção de melhores da competição.
Premier League 2024/25
A próxima temporada da elite da Inglaterra já conhece 18 dos 20 clubes participantes. Ainda falta definir um time que será rebaixado e o último promovido da segunda divisão.
Burnley e Sheffield United já caíram e retornarão para a Championship em 2024/25. Já o descenso Luton Town está praticamente confirmado, mas o Nottingham Forest ainda tem chances mínimas de ser ultrapassado na última rodada e herdar o descenso.
Os rebaixados desta temporada serão substituídos por Leicester e Ipswich Town, que foram campeão e vice da segundona, respectivamente. Norwich, Leeds, Southampton e West Bromwich estão na disputa do playoff pela última vaga de acesso.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberVale lembrar que a Premier League encerra suas atividades neste domingo. O Manchester City depende apenas das suas forças para ser campeão nacional pela quarta vez consecutiva, um feito inédito na história do futebol inglês.
Mas, se não derrotar o West Ham, em casa, ainda pode ser superado pelo Arsenal, que recebe o Everton e ainda sonha em voltar a levantar o troféu mais importante do seu país depois de duas décadas de jejum.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.