Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Jesus é o maior artilheiro brasileiro em atividade na Europa; veja o top 10

Alvo frequente de críticas dos torcedores brasileiros desde os tempos em que passou em branco na Copa do Mundo-2018, Gabriel Jesus é o maior artilheiro do futebol pentacampeão mundial em atividade na Europa.

O atacante, que pode conquistar no domingo seu quinto título de Campeonato Inglês, o primeiro pelo Arsenal, é o único compatriota de Romário, Ronaldo Fenômeno e Adriano que atua em um time de primeira divisão do Velho Continente e já passou da marca dos 100 gols por lá.

O ex-Palmeiras soma 114 gols em sua trajetória de oito temporadas pelo futebol europeu. Foram 95 bolas nas redes com a camisa do Manchester City, clube que defendeu entre 2017 e 2022, e mais 19 em seu time atual.

Quem mais se aproxima da marca de Jesus é Arthur Cabral, do Benfica, que já tem 95 tentos marcados em solo europeu. Finalista da Liga dos Campeões com o Real Madrid e candidato aos prêmios de melhor jogador do mundo na temporada, Vinícius Jr. completa o pódio, com 82 gols.

Fase não é das melhores

Apesar de ser o artilheiro número um do Brasil no Velho Continente, o camisa 9 do Arsenal está longe de viver seus melhores dias.

Em 2023/24, Jesus visitou as redes em apenas oito oportunidades, sua pior marca anual desde que cruzou o Oceano Atlântico. Além disso, também perdeu a titularidade para o alemão Kai Havertz, quem nem é centroavante de origem.

Por conta do baixo desempenho, o brasileiro virou candidato a ser negociado pelos Gunners na próxima janela de transferências. Por enquanto, o técnico Mikel Arteta tem negado os rumores de uma possível saída.

Fim do jejum?

O Arsenal pode encerrar neste domingo um incômodo jejum de 20 anos sem conquistar o título inglês. Mas, para isso, terá de torcer contra o Manchester City.

Continua após a publicidade

Depois de liderar a Premier League durante boa parte da temporada e ser ultrapassado apenas na última terça-feira, a equipe de Jesus chega à última rodada com dois pontos a menos que o atual tricampeão (88 a 86).

Para ser campeão, o Arsenal precisa necessariamente derrotar o Everton, no Emirates Stadium. Além disso, necessita que o City não descole mais do que um empate frente ao West Ham, também em casa -por ter melhor saldo de gols, fica com a taça se os dois clubes terminarem empatados.

Artilheiros brasileiros em atividade na Europa

1 - Gabriel Jesus (Arsenal, 8 temporadas): 114 gols
2 - Arthur Cabral (Benfica, 5 temporadas): 95 gols
3 - Vinícius Jr. (Real Madrid, 6 temporadas): 82 gols
4 - Richarlison (Tottenham. 7 temporadas): 73 gols
5 - Evanilson (Porto, 5 temporadas): 62 gols
6 - Joelinton (Newcastle, 9 temporadas): 57 gols
7 - Raphinha (Barcelona, 8 temporadas): 56 gols
8 - Matheus Cunha (Wolverhampton, 7 temporadas): 55 gols
9 - Rodrygo (Real Madrid, 5 temporadas): 54 gols
10 - Igor Thiago (Brugge, 2 temporadas): 50 gols

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes