Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Como o Real Madrid virou o maior comprador de jovens brasileiros no planeta

Para poder chegar à final da Liga dos Campeões da Europa desta temporada como o time a ser batido, o Real Madrid se transformou no maior comprador de jovens brasileiros de todo o futebol mundial.

De acordo com levantamento feito pelo "Blog do Rafael Reis", a partir de informações levantadas e disponibilizadas pelo "Transfermarkt", site especializado no Mercado da Bola internacional, nenhum clube gastou que o gigante espanhol mais com atletas sub-23 do país pentacampeão mundial ao longo da última década.

Já considerando a compra de Endrick, que trocará o Palmeiras pelo Santiago Bernabéu em julho, o Real investiu incríveis 217,5 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão) em garotos nascidos no Brasil desde 2015/16.

O valor é 45% superior à grana gasta pelo segundo colocado no ranking, o Barcelona, arquirrival merengue.

Futuros protagonistas

A sede do Real de caçar jovens brasileiros rendeu ao clube aquele que tem sido o grande jogador da campanha na Champions: Vinícius Júnior, que saiu do Flamengo rumo à Espanha assim que completou 18 anos.

O atacante Rodrygo e o zagueiro Éder Militão, outras duas peças importantes do elenco dirigido por Carlo Ancelotti, também desembarcaram no Real ainda na fase inicial da carreira -o primeiro foi contratado do Santos e o segundo, do Porto.

A política merengue de investir na garotada verde e amarelo teve muito mais acertos do que erros. O único reforço que não rendeu como os espanhóis esperavam é o meia-atacante Reinier, outro ex-Flamengo, que ainda tem contrato com o clube e está atualmente emprestado ao Frosinone, equipe ameaçada de rebaixamento na Itália.

Despedida da Champions

A final entre Real e Borussia Dortmund, marcada para o dia 1º de junho, no estádio de Wembley (Londres), marcará a despedida da Champions tal qual a conhecemos hoje.

Continua após a publicidade

Na próxima temporada, a competição interclubes mais badalada do planeta passará por uma reformulação completa, acabará com a fase de grupos e contará com a presença de 36 equipes na etapa principal.

O Real é com folga o maior vencedor da história do torneio continental, com 14 títulos. Já o Dortmund disputará a decisão pela terceira vez. Em 1997, conquistou o título sobre a Juventus. Já em 2013, perdeu para o Bayern em uma decisão 100% alemã.

Investimento em jovens brasileiros nos últimos 10 anos

1 - Real Madrid (ESP): 217,5 milhões de euros
2 - Barcelona (ESP): 150 milhões de euros
3 - Manchester United (ING): 95 milhões de euros
4 - Zenit São Petersburgo (RUS): 85,5 milhões de euros
5 - Shakhtar Donetsk (UCR): 74,7 milhões de euros
6 - Atlético de Madri (ESP): 63,3 milhões de euros
7 - Manchester City (ING): 56 milhões de euros
8 - Chelsea (ING): 55,5 milhões de euros
9 - Red Bull Bragantino: 45,5 milhões de euros
10 - Newcastle (ING): 43,5 milhões de euros

Fonte: Transfermarkt

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes