Ex-Cruzeiro surpreende e é o artilheiro brasileiro na Europa; veja top 10
O artilheiro brasileiro da temporada europeia jamais foi convocado para a seleção, não defende um clube com milhares de torcedores ou admirados do lado de cá do Oceano Atlântico e nem sequer joga em um campeonato nacional repleto de estrelas internacionais.
Em 2023/24, nenhum representante do futebol pentacampeão mundial em atividade no Velho Continente balançou mais as redes adversárias que Igor Thiago, centroavante do Club Brugge, da Bélgica.
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro e com passagem pela Bulgária (Ludogorets), o atacante de 22 anos marcou 29 gols vezes na temporada (18 no Campeonato Belga, quatro na Copa da Bélgica, dois na fase preliminar da Liga Europa e mais cinco na Conference League).
Quem mais se aproximou da marca do camisa 99 do Brugge foi Evanilson (Porto). Chamado por Dorival Júnior para a Copa América, o ex-Fluminense anotou 24 tentos desde agosto passado. Vinícius Júnior (Real Madrid), que também está na seleção, completa o pódio, com 23 gols.
O levantamento leva em consideração os jogadores que atuam na primeira divisão das 19 principais ligas nacionais da Europa, de acordo com os coeficientes da Uefa (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Bélgica, Turquia, República Tcheca, Escócia, Suíça, Áustria, Noruega, Dinamarca, Grécia, Israel, Ucrânia e Sérvia), além da Rússia, que está suspensa da entidade por conta da guerra contra os ucranianos.
Igor Thiago sucede Malcom no posto de artilheiro máximo do Brasil no Velho Continente. Na temporada passada, quando ainda jogava no Zenit São Petersburgo, o hoje jogador do Al-Hilal, da Arábia Saudita, marcou 26 vezes.
O novo goleador brasileiro não permanecerá no "anonimato" por muito tempo. Graças aos gols anotados na Bélgica, ele já descolou uma transferência para o Brentford e disputará a badalada Premier League inglesa no segundo semestre.
Melhores da temporada
O "Blog do Rafael Reis" publica a partir de hoje e até a sexta-feira da próxima semana reportagens, rankings e análises mostrando o que de melhor aconteceu no futebol ao longo de 2023/24.
A temporada de clubes tem uma espécie de ponto final extraoficial no dia 1º de junho, com a final da Liga dos Campeões da Europa, entre Borussia Dortmund e Real Madrid, no estádio de Wembley (Londres).
Após a decisão da Champions, começa a temporada de seleções, que terá como ponto alto neste ano a Euro como ponto alto neste ano. O torneio será disputado entre os dias 14 de junho e 14 de julho, na Alemanha.
Artilheiros brasileiros na temporada 2023/24
1 - Igor Thiago (Club Brugge-BEL): 29 gols
2 - Evanilson (Porto-POR): 24 gols
3 - Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP): 23 gols
4 - João Pedro (Brighton-ING): 20 gols
5 - Matheus Saldanha (Partizan Belgrado-SER): 18 gols
6 - Rodrygo (Real Madrid-ESP): 17 gols
7 - Galeno (Porto-POR): 16 gols
8 - Bruno Duarte (Farense-POR): 14 gols
Matheus Cunha (Wolverhampton-ING): 14 gols
Willian José (Betis-ESP): 14 gols
Deixe seu comentário