Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Zebra espanhola é o maior 'garçom' da temporada; Brasil fica fora do top 10

Um meio-campista espanhol, que nasceu na Suíça e jamais foi convocado para uma seleção principal, desbancou nomes como Kevin de Bruyne, Kylian Mbappé, Vinícius Júnior e Jude Bellingham para ser o maior "garçom" do futebol europeu nesta temporada.

Em 2023/24, Cameron Puertas distribuiu 23 assistências pelo Union Saint-Gilloise, vice-campeão belga. A marca é a maior em toda a carreira do jogador de 25 anos.

No primeiro escalão do Velho Continente, nenhum outro jogador deu tantos passes para seus companheiros marcarem quanto ele. Quem mais se aproximou da marca foi o russo Maksim Glushenkov, do Lokomotiv Moscou, com 21 presentes certeiros.

O levantamento leva em consideração os jogadores que atuam na primeira divisão das 19 principais ligas nacionais da Europa, de acordo com os coeficientes da Uefa (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Bélgica, Turquia, República Tcheca, Escócia, Suíça, Áustria, Noruega, Dinamarca, Grécia, Israel, Ucrânia e Sérvia), além da Rússia, que está suspensa da entidade por conta da guerra contra os ucranianos.

Na temporada passada, o rei das assistências na Europa foi o belga Kevin de Bruyne, com 31 passes para gol. Desta vez, o meia entregou 18 gols a seus parceiros e ficou na oitava colocação. Mas vale frisar que ele passou quatro meses afastado dos gramados devido a problemas físicos.

Ao contrário do que também aconteceu em 2022/23, quando Vinícius Júnior terminou na terceira posição (21 assistências), os jogadores brasileiros agora passaram longe da parte de cima do ranking.

Maior "garçom" do país pentacampeão mundial na temporada, o atacante Taison, ex-Internacional e hoje no grego PAOK, deu 13 assistências, cinco a menos do que o necessário para ingressar no top 10.

Melhores da temporada

O "Blog do Rafael Reis" publica desde a semana passada e até o próximo sábado uma série de reportagens, rankings e análises mostrando o que de melhor aconteceu no futebol ao longo de 2023/24.

Continua após a publicidade

A temporada de clubes tem uma espécie de ponto final extraoficial no dia 1º de junho, com a final Champions, entre Borussia Dortmund e Real Madrid, no estádio de Wembley (Londres).

Após a decisão da Champions, começa a temporada de seleções, que terá como ponto alto neste ano a Euro como ponto alto neste ano. O torneio será disputado entre os dias 14 de junho e 14 de julho, na Alemanha.

Maiores 'garçons' da temporada 2023/24

1 - Cameron Puertas (ESP/Union Saint-Gilloise): 23 assistências
2 - Maksim Glushenkov (RUS/Lokomotiv Moscou): 21 assistências
3 - Florian Wirtz (ALE/Bayer Leverkusen): 20 assistências
4 - Alejandro Grimaldo (ESP/Bayer Leverkusen): 19 assistências
Dries Mertens (BEL/Galatasaray): 19 assistências
Joey Veerman (HOL/PSV Eindhoven): 19 assistências
Sebastian Szymanski (TUR/Fenerbahce): 19 assistências
8 - Álex Baena (ESP/Villarreal): 18 assistências
Calvin Stengs (HOL/Feyenoord): 18 assistências
Kevin de Bruyne (BEL/Manchester City): 18 assistências
Luuk de Jong (HOL/PSV Eindhoven): 18 assistências
Nuno Santos (POR/Sporting): 18 assistências
Oscar Gloukh (ISR/Red Bull Salzburg): 18 assistências

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes