Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Ancelotti já tem tantas Champions quanto soma de Guardiola e Mourinho

Vencedor da Liga dos Campeões da Europa pela quinta vez na carreira como treinador, Carlo Ancelotti tem agora o mesmo número de títulos que a soma de Pep Guardiola e José Mourinho.

O comandante do Real Madrid é o técnico que mais vezes levantou a Orelhuda em 69 edições já disputadas do torneio: ganhou em 2003 e 2007, à frente do Milan, e em 2014, 2022 e 2024, com a equipe merengue.

Quem mais se aproxima dele são os tricampeões Guardiola (2009, 2011 e 2023), Bob Paisley (1977, 1978 e 1981) e Zinédine Zidane (2016, 2017 e 2018).

Já Mourinho, campeão europeu em 2004 e 2010, faz parte de um grupo de 16 treinadores que conquistaram o troféu mais importante do futebol interclubes mundial em duas oportunidades.

Bicampeão como jogador

Além dos cinco títulos conquistados no banco de reservas, Ancelotti também se sagrou duas vezes campeão europeu quando ainda era jogador.

Em 1989 e 1990, Ancelotti fazia parte do meio-campo de um Milan que era considerado o grande time de futebol do planeta na época e que venceu duas finais consecutivas da competição continental: a primeira contra o Steaua Bucareste a segunda frente o Benfica.

Maior da história do Real

Com a conquista da Champions, Ancelotti está agora a apenas um passo de igualar Miguel Ángel Muñoz como o treinador mais vitorioso da história do Real.

Continua após a publicidade

Na soma de duas passagens pela equipe merengue, o italiano de 64 anos já levantou 13 troféus (de Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, Espanhol, Copa do Rei, Supercopa da Uefa e Supercopa da Espanha), um a menos que o técnico que trabalhou no Santiago Bernabéu entre 1960 e 1974.

Com mais dois anos de contrato pela frente, Ancelotti terá bastante tempo para igualar e até superar o recorde de Muñoz. A primeira oportunidade de alcançar o número um será já no começo da temporada, em agosto, na Supercopa da Uefa, contra a Atalanta.

Despedida da Champions

A Champions vencida pelo Real Madrid sobre o Borussia Dortmund, em final disputada no estádio de Wembley (Londres), foi a última edição do torneio tal qual a conhecemos hoje.

Na próxima temporada, a competição interclubes mais badalada do planeta passará por uma reformulação completa, acabará com a fase de grupos e contará com a presença de 36 equipes na etapa principal —os dois finalistas deste ano já estão com vaga assegurada.

O pontapé inicial da nova Champions está marcado para o dia 9 de julho, com a disputa da primeira rodada da fases classificatórias do torneio, que reunirão os campeões nacionais dos 30 países de pior ranking da Uefa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes