Ancelotti já tem tantas Champions quanto soma de Guardiola e Mourinho
Vencedor da Liga dos Campeões da Europa pela quinta vez na carreira como treinador, Carlo Ancelotti tem agora o mesmo número de títulos que a soma de Pep Guardiola e José Mourinho.
O comandante do Real Madrid é o técnico que mais vezes levantou a Orelhuda em 69 edições já disputadas do torneio: ganhou em 2003 e 2007, à frente do Milan, e em 2014, 2022 e 2024, com a equipe merengue.
Quem mais se aproxima dele são os tricampeões Guardiola (2009, 2011 e 2023), Bob Paisley (1977, 1978 e 1981) e Zinédine Zidane (2016, 2017 e 2018).
Já Mourinho, campeão europeu em 2004 e 2010, faz parte de um grupo de 16 treinadores que conquistaram o troféu mais importante do futebol interclubes mundial em duas oportunidades.
Classificação e jogos
Bicampeão como jogador
Além dos cinco títulos conquistados no banco de reservas, Ancelotti também se sagrou duas vezes campeão europeu quando ainda era jogador.
Em 1989 e 1990, Ancelotti fazia parte do meio-campo de um Milan que era considerado o grande time de futebol do planeta na época e que venceu duas finais consecutivas da competição continental: a primeira contra o Steaua Bucareste a segunda frente o Benfica.
Maior da história do Real
Com a conquista da Champions, Ancelotti está agora a apenas um passo de igualar Miguel Ángel Muñoz como o treinador mais vitorioso da história do Real.
Na soma de duas passagens pela equipe merengue, o italiano de 64 anos já levantou 13 troféus (de Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, Espanhol, Copa do Rei, Supercopa da Uefa e Supercopa da Espanha), um a menos que o técnico que trabalhou no Santiago Bernabéu entre 1960 e 1974.
Com mais dois anos de contrato pela frente, Ancelotti terá bastante tempo para igualar e até superar o recorde de Muñoz. A primeira oportunidade de alcançar o número um será já no começo da temporada, em agosto, na Supercopa da Uefa, contra a Atalanta.
Despedida da Champions
A Champions vencida pelo Real Madrid sobre o Borussia Dortmund, em final disputada no estádio de Wembley (Londres), foi a última edição do torneio tal qual a conhecemos hoje.
Na próxima temporada, a competição interclubes mais badalada do planeta passará por uma reformulação completa, acabará com a fase de grupos e contará com a presença de 36 equipes na etapa principal —os dois finalistas deste ano já estão com vaga assegurada.
O pontapé inicial da nova Champions está marcado para o dia 9 de julho, com a disputa da primeira rodada da fases classificatórias do torneio, que reunirão os campeões nacionais dos 30 países de pior ranking da Uefa.
Deixe seu comentário