Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Mbappé e estrelas do Bayern: os alvos do Real após conquista da Champions

"Em time que está ganhando, não se mexe". O popular ditado definitivamente não se aplica ao Real Madrid.

Apesar de ter conquistado o título da Liga dos Campeões da Europa, o principal objetivo do seu calendário, o clube espanhol promete fazer uma das janelas de transferências mais ousadas da sua história recente.

Depois de um ano e meio de espera, Endrick desembarcará no Santiago Bernabéu. Além disso, o presidente Florentino Pérez, enfim, realizará um dos seus maiores sonhos: a contratação de Kylian Mbappé.

E ainda há possibilidades das mais interessantes da chegada de peças novas para o miolo da zaga, a lateral esquerda e o meio-campo, que irá perder Toni Kroos e pode ficar também sem Luka Modric.

Quem chega?

O único reforço já confirmado pelo Real para 2024/25 é mesmo Endrick, que foi contratado ainda no final de 2022 e precisou esperar o 18º aniversário para poder deixar o Brasil rumo à Espanha.

Mas todo mundo sabe que o atacante do Palmeiras não será a única (e nem a mais importante) peça nova do setor ofensivo merengue. Mbappé já deu adeus ao Paris Saint-Germain e, livre do contrato com os franceses, será anunciado nos próximos dias.

As dúvidas agora estão centradas nas movimentações que os merengues irão fazer para os outros setores do campo.

O principal alvo para a zaga, setor em que os espanhóis sofreram com muitos problemas físicos durante a temporada, é a revelação francesa Leny Yoro, de só 18 anos. Já para a lateral esquerda, o clube namora há um bom tempo o canadense Alphonso Davies (Bayern de Munique).

Continua após a publicidade

A contratação mais cara do Real na janela deve ser a de um substituto para Kroos. A preferência na Espanha é por Rodri, mas não "há dinheiro no mundo" que o tire do Manchester City nesse momento. O alemão Joshua Kimmich, também do Bayern, é o plano B, enquanto o brasileiro Bruno Guimarães (Newcastle) é uma espécie de terceira opção.

Quem sai?

Além da aposentadoria de Kroos, já anunciada, a outra baixa impactante que os madrilenos podem ter para o meio-campo na próxima temporada é Modric, que ainda não anunciou se renovará seu contrato, buscará um novo clube para viver a reta final da carreira ou também pendurará as chuteiras.

Outro nome importante no Santiago Bernabéu que pode ir embora é o zagueiro e capitão Nacho Fernández, que tem sido especulado no futebol dos Estados Unidos (Inter Miami, o time de Lionel Messi, para ser mais preciso).

Há ainda dúvidas sobre a permanência de Rodrygo. Peça essencial no time que venceu a Champions, o brasileiro sabe que é o favorito para perder a posição entre os titulares por conta da chegada de Mbappé e não está nada contente com essa situação. Não à toa, deu declarações que deixaram em aberto sua permanência no clube e passou a ser tratado como um candidato a reforçar o Manchester City.

O goleiro Kepa Arrizabalaga, contratado em um empréstimo emergencial para tapar buraco deixado pela lesão de Thibaut Courtois, será devolvido ao Chelsea, já que não é mais nem a primeira opção no banco.

Continua após a publicidade

O destino de Joselu, emprestado pelo Espanyol, está menos definido. Mesmo com a chegada de dois novos nomes para o setor ofensivo (Mbappé e Endrick), ele pode acabar tendo os direitos econômicos comprados por ser uma opção única no elenco: centroavante alto, de menor mobilidade e bom na bola área.

Quem volta?

Diferente da temporada passada, quando pinçou Brahim Díaz do Milan e o transformou em um reserva dos mais utilizados, o Real desta vez não tem jogadores retornando de empréstimo que possam ser úteis de imediato para Ancelotti.

Jesús Vallejo (Granada) ou Rafa Marín (Alavés) até podem ficar no elenco, mas só para fazer número caso o Real não contrate nenhum zagueiro.

Já o brasileiro Reinier não tem nenhuma chance de ser aproveitado. Depois de mais um ano decepcionante, agora com o Frosinone, rebaixado na Itália, o meia-atacante será novamente emprestado ou, se surgir algum interessado, negociado em definitivo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.