7 jogadores brasileiros que podem mudar de time na janela do exterior
A janela de transferências de montagem de elencos para a próxima temporada ainda não está oficialmente aberta. Mas isso não significa que os clubes já não estejam trabalhando nos bastidores em busca de reforços para 2024/25.
Com empresários e dirigentes trocando mensagens, fazendo ligações e tendo reuniões presenciais diariamente, os rumores sobre o futuro dos jogadores já estão tomando conta da imprensa europeia (e também brasileira).
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete representantes do futebol pentacampeão mundial que são fortes candidatos a mudar de time no exterior durante esta janela.
RODRYGO
Atacante, 23 anos, Real Madrid (ESP)
Peça importante no Real que acabou de vencer a Champions, viu seu futuro no clube ficar em dúvida depois do acerto merengue com Kylian Mbappé. Com a chegada do francês ao Santiago Bernabéu, o brasileiro tem tudo para perder seu lugar cativo no time titular. Mas é claro que essa situação não agrada Rodrygo. Na semana passada, o camisa 11 chamou o Manchester City de "melhor equipe do mundo" e falou que "tudo pode acontecer" quando perguntado se continuaria em Madri na próxima temporada. Depois, publicou em suas redes sociais que está "muito feliz" em seu atual clube. Só que o estrago já estava feito.
BRUNO GUIMARÃES
Volante, 26 anos, Newcastle (ING)
Apesar de o Newcastle ter caído de rendimento na última temporada e ter falhado na missão de ir novamente à Liga dos Campeões, Bruno Guimarães saiu em alta de 2023/24 e agora é disputado pelos dois times que brigaram pelo título mais recente da Premier League (Manchester City e Arsenal). O contrato do volante com seu atual clube tem uma cláusula rescisória de 100 milhões de libras (quase R$ 570 milhões) que pode ser ativada até o dia 24 de junho. E tanto os Citizens quanto os Gunners estão louquinhos para pagá-la.
SAVINHO
Atacante, 20 anos, Girona (ESP)
Revelação do Campeonato Espanhol em um Girona que chegou a sonhar com o título nacional e conseguiu a classificação inédita para a Champions o jovem ponta tem tudo para ser promovido dentro do Grupo City e disputar a próxima temporada da Premier League inglesa no atual tetracampeão nacional. O acerto entre Savinho e o Manchester City, que é comandado pelo mesmo conglomerado dono do Girona, começou a ser noticiado em fevereiro, mas ainda não foi confirmado por nenhuma das partes envolvidas.
CASEMIRO
Volante, 32 anos, Manchester United (ING)
Um dos brasileiros mais valorizados no futebol europeu até pouco tempo atrás, o volante afundou junto com o Manchester United na última temporada e perdeu lugar até na seleção. Por ser muito caro e estar jogando abaixo da expectativa, Casemiro entrou na lista de jogadores que o novo dono do clube inglês, Jim Ratcliffe, pretende negociar nesta janela. O provável futuro do volante deve ser a Arábia Saudita, único país onde o jogador conseguiria conservar (ou até aumentar) os seus rendimentos mesmo estando em baixa na carreira.
ALISSON
Goleiro, 31 anos, Liverpool (ING)
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberO provável titular da meta brasileira na Copa América é um velho sonho do futebol saudita. Na temporada passada, Alisson recusou as propostas que recebeu para jogar no Oriente Médio. Mas, agora, com o aumento no número de estrangeiros permitido na Saudi League (dez em cada time, dois a mais que na edição passada), os árabes prometem aparecer de novo e com uma oferta bem mais vantajosa. A princípio, o goleiro pretende cumprir seu contrato com o Liverpool. Mas, como disse uma fonte ligada ao jogador, "muita coisa pode acontecer ainda. É uma grana que deixaria tranquila até a quarta geração do atleta."
MURILLO
Zagueiro, 21 anos, Nottingham Forest (ING)
O zagueiro revelado no Corinthians teve uma temporada de estreia espetacular na Europa. Mesmo jogando em um time pequeno, que só lutava contra o rebaixamento, Murillo emendou grandes atuações, empilhou prêmios individuais (foi eleito o melhor jogador do Nottingham Forest em 2023/24, por exemplo) e passou a ser tratado como aquele tipo de atleta pronto para dar o próximo passo profissional. A expectativa no seu clube formador é que o defensor protagonize uma transferência na casa de 60 milhões de euros (R$ 341,78 milhões) nesta janela.
GABRIEL SARA
Meia, 24 anos, Norwich (ING)
O ex-São Paulo não conseguiu devolver o Norwich à Premier League. Mas isso não significa necessariamente que ele permanecerá por mais uma temporada na segunda divisão da Inglaterra. Um dos destaques da competição, com 13 gols e 12 assistências, Sara entrou na mira de clubes de uma prateleira mais alta da Europa. Nas últimas semanas, seu nome tem aparecido nas listas de desejos de Crystal Palace e Roma publicadas em veículos da imprensa internacional.
Deixe seu comentário