Salah e mais: quem já votou em Vini Jr. como melhor jogador do mundo?
Vinícius Júnior é o favorito para vencer pela primeira vez na carreira os prêmios de melhor jogador do mundo, após conquistar no último fim de semana o título da Liga dos Campeões da Europa pelo Real Madrid e ser escolhido o craque da competição.
Mas, para alguns eleitores dessas premiações individuais, a consagração do atacante brasileiro poderia ter chegado mais cedo.
Apesar de nunca ter subido ao pódio do The Best (Fifa) ou da Bola de Ouro (revista "France Football"), o camisa 7 merengue já recebeu alguns votos de jogador número um do planeta. Mais precisamente: três.
Salah, Camarões e Salomão
Em toda sua trajetória nas principais eleições de melhor do mundo, Vini já foi escolhido 28 vezes para integrar o pódio de algum eleitor conhecido (capitão e técnico de seleção, ou jornalista convidado pelo prêmio).
O brasileiro recebeu votos de um dos três maiores destaques individuais de votantes de Barbados, Congo, Dominica, Eswatini, Nepal, Togo, Camarões, Eritreia, Gâmbia, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Egito, Kosovo, Romênia, Eslováquia, Inglaterra, Geórgia, Sérvia, Arábia Saudita, Colômbia, Suíça, Polônia, Quirquistão, México, Honduras, Iraque, Omã e Hungria.
Três desses votos foram para que Vini fosse eleito o vencedor da eleição. Todos eles foram dados no The Best-2022, cujo período analisado considerava a Champions 2021/22, vencida pelo Real, com gol do título marcado pelo atacante, e também a Copa do Mundo do Qatar.
O eleitor mais famoso do astro merengue é Mohamed Salah. Na ocasião, o artilheiro do Liverpool e capitão do Egito elencou o ex-Flamengo como melhor do mundo, à frente de Kevin de Bruyne (segundo) e Achraf Hakimi (terceiro).
Ainda na edição do The Best de dois anos atrás, Vini foi chamado de craque máximo do planeta pelos jornalistas representantes de Camarões (Emmanuel Gustave Samnick) e das Ilhas Salomão (Crofton Utukana).
Na ocasião, o brasileiro obteve a 11ª posição na eleição da Fifa, sua melhor classificação no Prêmio. Já na Bola de Ouro, ele costuma ter resultados melhores e foi o sexto colocado no ano passado.
Clamor por Vini
Na chegada do Real a Madri após a vitória por 2 a 0 sobre o Borussia Dortmund e na festa de comemoração do título da Champions, torcedores merengues cantaram em diferentes momentos que Vini merece ser eleito o melhor do mundo.
O técnico Carlo Ancelotti também engrossou a campanha pela vitória do brasileiro e cravou: "Vinícius é Bola de Ouro. Não há dúvidas", disse, em entrevista à rádio Cadena Ser. Até mesmo o inglês Jude Bellingham, outro possível candidato aos prêmios, tem dito que seu companheiro de Real é quem mais merece a consagração.
O futebol brasileiro vive um longo e incômodo jejum de vitórias em premiações de melhor do planeta. A última vez que um jogador do país venceu essas eleições foi em 2007, com Kaká, ganhador da Bola de Ouro e também do pleito organizado pela Fifa.
Desempenho de Vinicius Junior em prêmios de melhor do mundo
Bola de Ouro 2023: 6º colocado
The Best 2022: 11º colocado
Bola de Ouro 2022: 8º colocado
Troféu Kopa (sub-21) 2019: 4º colocado
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receber
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.