Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Só Brasil, Canadá, EUA e Uruguai terão futebol local durante Copa América 

Entre os dias 20 de junho e 14 de julho, período de disputa da Copa América-2024, Palmeiras e Flamengo disputarão sete partidas oficiais. Já Corinthians, São Paulo e a maioria dos times da Série A irão a campo seis vezes cada.

O Brasil pode até não estar sozinho, mas é exceção na decisão de não paralisar o seu calendário do futebol durante o período de realização da principal competição de seleções do continente.

Além do país pentacampeão mundial, somente mais três das 16 nações participantes da Copa América (Canadá, Estados Unidos e Uruguai) resolveram manter seus campeonatos nacionais rolando normalmente durante o torneio que irá decidir a melhor seleção das Américas.

Como é lá fora?

A maior parte das nações que irão a campo na Copa América já encerrou seus torneios nacionais de primeiro semestre e só retomarão as atividades no fim de julho (como Paraguai e Colômbia) ou vão dar um tempo na liga até o encerramento do continental (caso da Argentina e do Chile).

Dentre as federações filiadas à Conmebol, quem foge a essa regra é o Uruguai. Sua primeira divisão até adiou algumas partidas, mas tem rodadas programadas para os dias 22/23 de junho, 6 de julho e 13 de julho.

Já a MLS, liga que reúne times norte-americanos e canadenses, não irá alterar em nada o seu calendário tradicional. Mesmo com a maioria das partidas disputado no mesmo país que estará recebendo a Copa América, ela seguirá sendo jogada no ritmo normal, com rodadas semanais.

O mesmo vale para a Premier League canadense, principal campeonato que reúne apenas clubes do Canadá. Ela, no entanto, é vista até dentro de casa como uma liga de segundo escalão, já que as maiores forças locais estão na MLS.

No Brasil, até 36 desfalques

Considerando as listas preliminares divulgadas por cada participante (as convocações oficiais ainda não estão fechadas), a Copa América pode provocar até 36 desfalques em clubes brasileiros.

Continua após a publicidade

Esses atletas, aliás, já estão fora de ação por seus times desde o começo do mês, uma que foram inicialmente liberados para os amistosos marcados para o período da Data Fifa e agora estão participando da pré-temporada das suas seleções.

Só o Flamengo, líder do Brasileirão, deve ceder cinco jogadores para a competição: Matías Viña, Guillermo Varela, Giorgian de Arrascaeta e Nicolás de la Cruz (Uruguai), além de Erick Pulgar (Chile).

Por isso, o próprio Fla e outros oito times participantes da Série A chegaram a fazer uma solicitação formal à CBF, ainda em fevereiro, para que pelo menos quatro rodadas da competição nacional coincidentes com a Copa América fossem adiadas.

O pedido foi negado pela entidade devido à falta de datas disponíveis no calendário nacional.

Brasil será o último a estrear

A partida de estreia do Brasil, contra a Costa Rica, no dia 24, em Inglewood, nos arredores de Los Angeles, será a última da primeira rodada da Copa América.

Continua após a publicidade

Além dos costarriquenhos, a seleção de Dorival Júnior terá Colômbia e Paraguai como adversários no Grupo D. Apenas os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as quartas de final.

A Argentina é a atual campeã da Copa América (derrotou o Brasil na final de 2021, em pleno Maracanã) e divide com o Uruguai o posto de recordista de títulos (15). A equipe canarinho aparece logo na sequência, com nove conquistas.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes