Um técnico e 3 jogadores: quem são os brasileiros em ação na Eurocopa-2024?
A Eurocopa-2024 começa hoje para os brasileiros. A partida entre Albânia e Itália, marcada para as 16h (de Brasília), em Dortmund, será a primeira da competição com a presença de profissionais nascidos no Brasil.
Quem estará no comando do banco de reservas albanês será o técnico paulistano Sylvinho. Já o meio-campo italiano contará com o talento do catarinense Jorginho.
Mas Sylvinho e Jorginho não são os únicos brasileiros de nascimento envolvidos na disputa pelo título de melhor seleção do Velho Continente. Eles têm mais duas companhias, ambas na seleção portuguesa.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo todos os quatro representantes do país pentacampeão mundial na Euro-2024.
Classificação e jogos
SYLVINHO
50 anos, técnico da Albânia
Estreante
O ex-comandante do Corinthians será o primeiro técnico brasileiro a trabalhar em uma Eurocopa desde Luiz Felipe Scolari, vice-campeão em 2004 e quadrifinalista em 2008 com Portugal. Só que, ao contrário do que acontecia com Felipão, a simples classificação da sua seleção para o torneio já foi um feito enorme para Sylvinho. A Albânia, que estreia hoje contra a Itália, irá disputar a Euro apenas pela segunda vez (caiu na fase de grupos de 2016) na história. E, no caminho para chegar ao torneio, os albaneses passaram em primeiro em um grupo que tinha Polônia e República Tcheca como favoritas.
JORGINHO
32 anos, volante da Itália
2ª participação (campeão em 2020)
Adversário de Sylvinho na rodada de abertura, o volante do Arsenal é um dos remanescentes da Itália que conquistou o título europeu três anos atrás. A diferença é que, na época da campanha vitoriosa da Azzurra, Jorginho era visto como um dos melhores jogadores do mundo na sua posição. Agora, está mais para um reserva de luxo do elenco dos Gunners. Natural de Imbituba (SC), o volante nunca jogou profissionalmente aqui no Brasil. Ele se mudou para a Itália, terra de sua família paterna, quando tinha 15 anos e construiu sua carreira por lá até se transformar em um "jogador global", primeiro no Napoli e, depois, no Chelsea.
PEPE
41 anos, zagueiro de Portugal
5ª participação (campeão em 2016)
Uma lenda viva do futebol português. O veteraníssimo zagueiro do Porto é, junto com Cristiano Ronaldo, o único jogador da seleção campeã europeia oito anos atrás que estará novamente na disputa deste ano. Nascido em Maceió (AL), Pepe atuou nas categorias de base do Corinthians local e se transferiu para o Marítimo, de Portugal, assim que completou 18 anos. Ou seja, o zagueiro fez praticamente toda sua vida profissional do outro lado do Oceano Atlântico. E essa vida profissional foi cheia de glórias: além do título europeu, Pepe ganhou três edições da Liga dos Campeões com o Real Madrid e já completou 137 jogos com a camisa lusa. Sua estreia na quinta Euro da carreira está marcada para terça-feira, contra a República Tcheca.
MATHEUS NUNES
25 anos, meia de Portugal
Estreante
O companheiro de seleção de Pepe precisou dizer não ao seu país-natal para poder disputar uma Euro. Antes de estrear com a camisa de Portugal, Matheus Nunes chegou a ser convocado por Tite para disputar as eliminatórias da Copa do Mundo-2022 pelo Brasil. Mas a convicção do hoje meia do Manchester City de que seu lugar era a equipe portuguesa era tamanha que ele recusou esse chamado e deixou claro que desejava mesmo era defender a pátria onde se transformou em jogador. Apesar de ter nascido em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, Matheus é "futebolisticamente" português, uma vez que se mudou para o país de Cristiano Ronaldo no começo da adolescência e fez toda sua base por lá. Em baixa no City, Matheus Nunes não estava na lista original dos Tugas para a Euro, mas acabou sendo convocado de última hora após o corte por lesão de Otávio, outro brasileiro de nascimento.
Deixe seu comentário