Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Como CR7 foi de quase aposentado a craque para Euro e esperança para 2026

O torcedor que se desligou um pouco do futebol de seleções depois da Copa do Mundo do Qatar-2022 deve achar que Cristiano Ronaldo já virou uma peça descartável para Portugal, continua vestindo a camisa lusa apenas pelo nome e agora é um peso para uma equipe que tem sonhado cada vez mais alto.

Só que esse torcedor está profundamente enganado. Um ano e meio depois de decepcionar nos gramados do Oriente Médio e ser tratado como "ex-jogador em atividade" por muita gente, o camisa 7 mais famoso do planeta entra na Eurocopa-2024 sendo novamente o protagonista dos portugueses e o tormento máximo dos seus adversários.

Aos 39 anos, CR7 inicia hoje sua sexta participação no torneio continental, contra a República Tcheca, a partir das 16h (de Brasília), em Leipzig, depois de reconstruir sua carreira na Arábia Saudita e voltar a balançar as redes com a frequência de quando era um garoto.

Craque para Euro-2024

Depois de chegar a ir para o banco de reservas de Portugal na Copa-2022 e ver muita gente cobrando que se aposentasse da seleção, Ronaldo foi o jogador que mais fez gols no futebol saudita desde sua chegada ao país.

Na soma da recém-encerrada temporada com o segundo turno do campeonato nacional de 2022/23, o astro do Al-Nassr marcou nada menos que 49 vezes. Sua média na Saudi League é superior a um gol por partida (1,04, para ser mais preciso), já que foi a campo em 47 oportunidades.

O maior artilheiro do futebol de seleções tratou de ampliar ainda mais seu recorde por Portugal. Em 11 jogos disputados no pós-Mundial, comemorou 12 gols. Agora, ele já contabiliza 130 bolas nas redes em sua trajetória internacional.

Com esses números, ficou impossível para o técnico Roberto Martínez manter a decisão do seu antecessor, Fernando Santos, e deixar o astro fora da escalação inicial. Portugal voltou a ser Cristiano Ronaldo e mais dez.

Esperança para Copa-2026

Graças à mudança de rota dos últimos 18 meses, CR7 voltou a ser tratado como uma peça central do planejamento português também para a próxima Copa.

Continua após a publicidade

A expectativa lusa é que, mesmo já quarentão, seu maior craque tenha ainda uma última oportunidade de se igualar ao seu tradicional arquirrival, Lionel Messi, e ser campeão mundial antes da aposentadoria.

Essa esperança é também uma espécie de necessidade, já que Gonçalo Ramos, que conseguiu mandar Ronaldo para o banco no Qatar-2022, ainda não emplacou no Paris Saint-Germain e gera dúvidas se conseguirá virar um centroavante totalmente confiável para sua seleção.

Ciclo perfeito

Portugal chega à Euro-2024 depois de um ciclo perfeito. A equipe venceu todas as dez partidas oficiais que disputou depois do último Mundial e passou com 100% de aproveitamento pelas eliminatórias.

Os únicos tropeços aconteceram em amistosos preparatórios para o torneio continental: derrotas para Eslovênia, em março, e Croácia, no último dia 8.

Além da República Tcheca, Portugal também enfrenta Turquia e Geórgia dentro do Grupo F. Os dois primeiros colocados da chave (além dos quatro melhores terceiros) avançam para as oitavas de final.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes