Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

'Banguela' e dente cravado na testa: o atacante xodó da Alemanha na Euro

Centroavante titular da Alemanha na Eurocopa-2024, Kai Havertz é um jogador de recursos técnicos ilimitados, que se movimenta bastante pelo campo, pratica um futebol de muito requinte e já fez gol de título em Liga dos Campeões e Mundial de Clubes.

Mas, apesar de toda onipotência do astro do Arsenal, o atacante que realmente conquistou o posto de xodó da torcida anfitriã do torneio continental é seu reserva imediato.

Niclas Füllkrug passou boa parte da carreira jogando em competições de segunda divisão e, definitivamente, não tem a elegância como uma das maiores virtudes do seu jogo. Para o camisa 14 do Borussia Dortmund, bola no pé geralmente significa uma pancada em direção ao gol adversário.

Foi exatamente assim que o atacante fez o quarto gol do 5 a 1 aplicado sobre a Escócia, na rodada inaugural da Euro. E também é assim que ele pretende roubar o lugar de Havertz na escalação ideal da Alemanha, que volta a campo hoje, contra a Hungria, a partir das 13h (de Brasília).

Tradição 'Bomber'

Em uma seleção repleta de jogadores dribladores e adeptos de um jogo mais insinuante, Füllkrug faz sucesso com a torcida justamente porque foge do padrão moderno e está mais alinhado com o estilo de jogo que fez da Alemanha uma seleção vencedora de quatro Copas do Mundo e três Euros.

Ao contrário de Havertz, um desses típicos meias-atacantes que passaram a ser escalados como peça mais ofensiva de um time depois da invenção da ideia do "falso 9", o centroavante do Dortmund é um legítimo homem de área.

Com 1,89 m, muitos músculos e pouca agilidade para trabalhar longe da área adversária, Füllkrug evoca a tradição dos "Bombers" alemães, atacantes que fizeram sucesso por aliarem força física e faro de gol, mesmo sem serem um primor do ponto de vista técnico, como Oliver Bierhoff, Mario Gómez, Miroslav Klose e mesmo Gerd Müller (que era baixinho, mas disparava mísseis a cada arremate).

Na recém-encerrada temporada, sua primeira pelo Dortmund, o centroavante marcou 15 gols, marca que fez dele um dos artilheiros do time (empatado com o holandês Donyell Malen) e dos principais responsáveis pelo vice-campeonato da Champions.

Continua após a publicidade

Problema com dentes

Quem vê o novo xodó da Alemanha sorrir fica com a nítida sensação de que ele é banguela. No entanto, Füllkrug tem todos os dentes na boca. A questão é que eles são mais separados do que o habitual, e o jogador nunca fez uso dos aparelhos ortodônticos que poderiam corrigir essa falha.

Esse é o motivo pelo qual o atacante recebeu, ainda nos tempos em que estava nas categorias de base do Werder Bremen o apelido de "Lücke" (lacuna, em alemão).

Aliás, foi justamente nessa época que Füllkrug ficou com o dente de um companheiro de time cravado na testa após uma trombada ocorrida em disputa aérea de bola durante um treino. O então garoto precisou ser levado ao hospital para a retirada do "corpo estranho" da sua fronte.

Classificação antecipada

Se vencerem os húngaros em Stuttgart, os anfitriões da Euro-2024 podem conquistar a classificação para as oitavas de final já hoje, com uma rodada de antecipação.

Continua após a publicidade

Para isso, a Alemanha terá de torcer para que a Escócia não consiga mais do que um empate contra a Suíça, no outro jogo do dia válido pelo Grupo A.

Mas, mesmo que os escoceses vençam seu compromisso e levem a decisão da chave para última rodada, os germânicos dificilmente ficarão de fora dos mata-matas caso ganhem da Hungria. Afinal, com seis pontos conquistados, eles dificilmente não descolarão pelo menos uma das quatro vagas ofertadas aos terceiros melhores colocados da fase de grupos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes