Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Exclusivo
Reportagem

Após recorde na Eurocopa, Pepe cogita transferência para clube brasileiro

Fora dos planos do Porto para a próxima temporada, o zagueiro Pepe cogita se transferir para o futebol brasileiro e jogar durante um tempo em seu país-natal antes de pendurar as chuteiras.

O veterano de 41 anos, que atualmente disputa sua quinta edição de Eurocopa com a seleção portuguesa, gostaria de ter pelo menos uma experiência como profissional no Brasil antes da aposentadoria.

Pepe foi revelado pelo Corinthians-AL, mas se mudou para Portugal pouco depois do 18º aniversário e antes de estrear no futebol dos adultos. Toda sua carreira foi construída em clubes do Velho Continente (Marítimo, Porto, Real Madrid e Besiktas).

O zagueiro deve anunciar seu futuro após o encerramento da participação lusa na Euro-2024. Outras possibilidades analisadas pelo jogador são se aventurar na Arábia Saudita e encerrar a carreira de imediato.

Dispensado por salário alto

Capitão do Porto nas últimas quatro temporadas, Pepe não teve o contrato renovado para 2024/25 por ter um salário considerado alto demais: cerca de 3 milhões de euros anuais, pouco menos de R$ 1,5 milhão por mês.

A decisão partiu do novo presidente do clube, André Villas-Boas, que tem promovido uma pesada política de corte de gastos no elenco e na comissão técnica-o treinador Sérgio Conceição também foi demitido porque ganhava muito.

Na entrevista em que anunciou que Pepe não jogaria mais pelo Porto, o mandatário deixou claro que as portas do clube estão abertas para o zagueiro caso ele deseje atuar em uma nova função, como dirigente, auxiliar ou técnico das categorias de base.

Um ano de Brasil

Caso opte pelo plano de ter uma passagem pelo Brasil e só então anunciar a aposentadoria, Pepe cogita jogar até dezembro ou, no máximo, estender sua permanência nos gramados até o primeiro semestre de 2025.

Continua após a publicidade

Por ser completamente identificado com o futebol europeu, o veterano nunca chegou a abrir negociação com alguma equipe do país pentacampeão mundial em mais de duas décadas de carreira.

Há rumores de que o Botafogo possa ser o clube brasileiro mais interessado na contratação do zagueiro para a segunda metade da temporada. No entanto, o "Blog do Rafael Reis" não conseguiu confirmar essa informação.

Recorde na Euro

Na última segunda-feira, na vitória por 2 a 1 de Portugal sobre a República Tcheca, Pepe se transformou no jogador mais velho a disputar uma partida de Euro em todos os tempos.

O zagueiro foi a campo com 41 anos e 113 dias, superando o recorde do ex-goleiro húngaro Gabor Király, que atuou com 40 anos e 86 dias na edição de 2006.

Apesar da idade elevada, o alagoano continua firme como titular absoluto do miolo de zaga luso. Ele é também quem usa a braçadeira de capitão quando Cristiano Ronaldo não está no gramado.

Continua após a publicidade

Pepe e CR7 são, junto com o volante Danilo Pereira (hoje reserva), os remanescentes da seleção portuguesa que venceu a Euro-2016, o primeiro e ainda hoje título mais importante da história do país.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes