1º herói de Portugal na Euro-2024 sofre com desconfiança por ser 'nepobaby'
Autor do gol que deu a Portugal a vitória contra a República Tcheca e três pontos na rodada inaugural da Eurocopa-2024, Francisco Conceição deve ficar novamente como opção de banco no confronto a Turquia, hoje, a partir das 13h (de Brasília), em Dortmund.
Apesar de ser um dos principais nomes da nova geração lusa, o meia-atacante desperta uma certa desconfiança nos torcedores por ser um "nepobaby", termo que tem se popularizado nas redes sociais para se referir a pessoas que tiveram privilégios na carreira por conta de pais famosos.
O companheiro de Cristiano Ronaldo é filho de Sérgio Conceição, ex-jogador com 56 partidas por Portugal e técnico do Porto nas últimas sete temporadas. Mais que isso: desde que estreou como profissional, só conseguiu jogar realmente bem quando comandado pelo pai.
O pai
Atacante de lado de campo como seu filho selecionável, Sérgio Conceição foi um dos nomes mais importantes da geração portuguesa da virada de século, que tinha Luís Figo e Rui Costa como protagonistas.
Classificação e jogos
Mesmo tendo passado a maior parte da carreira no Porto, ele atuou durante sete anos em clubes importantes da Itália (Lazio, Parma e Inter de Milão). Também disputou a Euro-2000 e a Copa-2002 com a camisa lusa.
Aposentado desde 2009, passou oito temporadas rodando bastante como treinador até se firmar no comando do time onde é ídolo. À frente do Porto, conquistou nada menos que 11 títulos, três deles da liga portuguesa.
O treinador foi demitido no começo do mês, após a vitória do oposicionista André Villas-Boas nas eleições para presidente do clube. Oficialmente, o principal motivo da sua saída foi a necessidade de redução na folha salarial.
O filho
Um dos quatro filhos do treinador que resolveram seguir a carreira nos gramados, Francisco Conceição chegou às categorias de base do Porto um ano após a contratação do pai e foi puxado para a equipe principal em 2021, também pelo progenitor.
Cinco meses depois da estreia, já ganhou do pai o direito de vestir a camisa 10.
No começo da temporada passada, foi negociado com o Ajax. Mas deu tão errado na Holanda, longe das asas de Sérgio, que acabou sendo rebaixado para jogar pela equipe B do clube antes de ser devolvido ao Porto, desta vez por empréstimo.
Em 2023/24, novamente com o número dos craques nas costas, Francisco teve um ano de destaque (nove gols e oito assistências), recebeu suas primeiras convocações para a seleção adulta.
Ao decretar a virada de Portugal nos minutos finais contra a República Tcheca, tornou-se apenas o segundo jogador na história a repetir o feito do pai e marcar um gol na Euro -o primeiro foi o italiano Federico Chiesa.
Classificação já encaminhada
Escalando ou não Francisco Conceição, a seleção portuguesa conseguirá a classificação para as oitavas de final da Euro-2024 com uma rodada de antecipação caso derrote a Turquia, atual líder do Grupo F.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberMesmo que empate no confronto de hoje, os portugueses ainda ficarão em situação bem confortável na chave: decidirão a vaga contra a Geórgia, lanterna do grupo, precisando de apenas mais um ponto.
Campeão continental em 2016, Portugal é uma das 11 seleções que já levantaram o troféu da Euro. O posto de maior vencedor do torneio é dividido entre Alemanha (1972, 1980 e 1996) e Espanha (1964, 2008 e 2012), com três títulos cada.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.