Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

1º herói de Portugal na Euro-2024 sofre com desconfiança por ser 'nepobaby'

Autor do gol que deu a Portugal a vitória contra a República Tcheca e três pontos na rodada inaugural da Eurocopa-2024, Francisco Conceição deve ficar novamente como opção de banco no confronto a Turquia, hoje, a partir das 13h (de Brasília), em Dortmund.

Apesar de ser um dos principais nomes da nova geração lusa, o meia-atacante desperta uma certa desconfiança nos torcedores por ser um "nepobaby", termo que tem se popularizado nas redes sociais para se referir a pessoas que tiveram privilégios na carreira por conta de pais famosos.

O companheiro de Cristiano Ronaldo é filho de Sérgio Conceição, ex-jogador com 56 partidas por Portugal e técnico do Porto nas últimas sete temporadas. Mais que isso: desde que estreou como profissional, só conseguiu jogar realmente bem quando comandado pelo pai.

O pai

Atacante de lado de campo como seu filho selecionável, Sérgio Conceição foi um dos nomes mais importantes da geração portuguesa da virada de século, que tinha Luís Figo e Rui Costa como protagonistas.

Mesmo tendo passado a maior parte da carreira no Porto, ele atuou durante sete anos em clubes importantes da Itália (Lazio, Parma e Inter de Milão). Também disputou a Euro-2000 e a Copa-2002 com a camisa lusa.

Aposentado desde 2009, passou oito temporadas rodando bastante como treinador até se firmar no comando do time onde é ídolo. À frente do Porto, conquistou nada menos que 11 títulos, três deles da liga portuguesa.

O treinador foi demitido no começo do mês, após a vitória do oposicionista André Villas-Boas nas eleições para presidente do clube. Oficialmente, o principal motivo da sua saída foi a necessidade de redução na folha salarial.

O filho

Um dos quatro filhos do treinador que resolveram seguir a carreira nos gramados, Francisco Conceição chegou às categorias de base do Porto um ano após a contratação do pai e foi puxado para a equipe principal em 2021, também pelo progenitor.

Continua após a publicidade

Cinco meses depois da estreia, já ganhou do pai o direito de vestir a camisa 10.

No começo da temporada passada, foi negociado com o Ajax. Mas deu tão errado na Holanda, longe das asas de Sérgio, que acabou sendo rebaixado para jogar pela equipe B do clube antes de ser devolvido ao Porto, desta vez por empréstimo.

Em 2023/24, novamente com o número dos craques nas costas, Francisco teve um ano de destaque (nove gols e oito assistências), recebeu suas primeiras convocações para a seleção adulta.

Ao decretar a virada de Portugal nos minutos finais contra a República Tcheca, tornou-se apenas o segundo jogador na história a repetir o feito do pai e marcar um gol na Euro -o primeiro foi o italiano Federico Chiesa.

Classificação já encaminhada

Escalando ou não Francisco Conceição, a seleção portuguesa conseguirá a classificação para as oitavas de final da Euro-2024 com uma rodada de antecipação caso derrote a Turquia, atual líder do Grupo F.

Continua após a publicidade

Mesmo que empate no confronto de hoje, os portugueses ainda ficarão em situação bem confortável na chave: decidirão a vaga contra a Geórgia, lanterna do grupo, precisando de apenas mais um ponto.

Campeão continental em 2016, Portugal é uma das 11 seleções que já levantaram o troféu da Euro. O posto de maior vencedor do torneio é dividido entre Alemanha (1972, 1980 e 1996) e Espanha (1964, 2008 e 2012), com três títulos cada.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes