Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

7 brasileiros que seu time pode repatriar nesta janela de transferências

A janela de transferências do futebol brasileiro abre exatamente daqui a uma semana. Isso significa que, a partir do dia 10 de julho, os clubes do país pentacampeão mundial poderão reforçar seus elencos para a segunda metade da temporada.

Por isso, os próximos dias prometem ser de bastante correria nos bastidores dos times nacionais, especialmente aqueles com potencial de investimento para seduzir nomes mais conhecidos.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores brasileiros que são fortes candidatos a regressar ao país nesta janela.

MARCOS ANTÔNIO
Meia, 24 anos, Lazio (ITA)

Principal objetivo do Flamengo nesta janela de transferências, o meia acabou de ser campeão grego pelo PAOK. Apesar de ter tido um empréstimo muito bem-sucedido, Marcos Antônio não faz parte dos planos da Lazio, dona dos seus direitos, para a próxima temporada. Eis a oportunidade que o atual líder do Brasileirão esperava para reforçar seu elenco com um jogador capaz de fazer todas as funções do meio-campo. A ideia é que ele volte ao Brasil em um contrato de empréstimo, com obrigatoriedade de transferência definitiva caso alguns objetivos sejam atingidos.

PHILIPPE COUTINHO
Meia, 32 anos, Aston Villa (ING)

Imagem
Imagem: Getty Images

Um dos dois jogadores brasileiros que já protagonizaram transferências na casa dos 100 milhões de euros (R$ 611,2 milhões), o ex-Barcelona e Liverpool deve ser anunciado nos próximos dias como reforço do Vasco. Fora dos planos do Aston Villa, dono dos seus direitos econômicos, e com mercado restrito no exterior depois de uma passagem apenas razoável pelo Qatar, Coutinho está prestes a assinar com o clube onde iniciou a carreira. A tendência é que o retorno do meia ao Brasil se dê inicialmente por meio de empréstimo de um ano, com opção de compra até o término do contrato.

ALEX SANDRO
Lateral esquerdo, 33 anos, sem clube

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Getty Images

Titular da seleção na última Copa do Mundo, o veterano encerrou no começo da semana sua passagem de nove anos pela Juventus. Sem o mesmo moral de tempos anteriores em Turim, Alex Sandro não teve o contrato renovado pelo clube mais vitorioso da Itália e agora precisará buscar uma nova equipe para continuar a carreira. O destino mais provável do lateral esquerdo é mesmo um retorno ao Brasil. São Paulo e Grêmio já entraram em contato com o estafe do jogador para sondar as exigências financeiras do defensor... mas se assustaram com a primeira pedida.

THIAGO MENDES
Volante, 32 anos, Al-Rayyan (QAT)

Imagem
Imagem: Getty Images

A primeira temporada do volante no futebol do Qatar também deve ser a última. Depois de jogar menos do que queria no Al-Rayyan (chegou a ficar no banco na reta final da temporada), Thiago Mendes passou a trabalhar para viabilizar uma volta para casa. O clube mais propenso a permitir essa transferência é o São Paulo, onde o camisa 23 já jogou entre 2015 e 2017. A contratação está por detalhes, e a tendência é que o jogador, que atualmente curte férias na capital paulista, nem retorne mais ao Oriente Médio.

TALLES MAGNO
Meia-atacante, 22 anos, New York City (EUA)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Divulgação

Quando despontou no Vasco, tinha toda pinta de ser um futuro candidato a vestir a camisa da seleção. Por isso, ninguém entendeu direito quando Talles Magno optou por se transferir para os Estados Unidos. Como ainda é bem novo, o meia-atacante tem tempo de sobra para recuperar esse status e brigar pela amarelinha. Só que, para isso, ele precisa ser visto e notado, algo que não acontece muito lá nos EUA. No começo do ano, o Bahia, que pertence ao mesmo grupo dono do New York City, chegou a ser apontado como possível destino do jogador. Agora, Atlético-MG e Vasco são os clubes que disputam sua contratação.

CHARLES
Volante, 28 anos, Midtjylland (DIN)

Imagem
Imagem: PEDJA MILOSAVLJEVIC/AFP via Getty Images

Mergulhado na zona de rebaixamento do Brasileirão e com o técnico António Oliveira recém-demitido, o Corinthians tem monitorado opções no Mercado da Bola que possam ajudá-lo a sair da crise. Um dos nomes mais comentados atualmente no Parque São Jorge é o de Charles, volante revelado pelo Internacional, que passou por Sport e Ceará e joga desde 2021 na Dinamarca. O Midtjylland pede pelo menos 1,5 milhão de euros (R$ 9,2 milhões) para liberar o jogador.

SOUZA
Volante, 35 anos, sem clube

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Getty Images

Assim como Coutinho e Talles Magno, o volante é outra cria das categorias de base do Vasco que o presidente Pedrinho pretende contratar para ajudar o clube carioca a resgatar sua identidade. Souza passou os últimos seis meses no Istambul Basakeshir, time da Turquia, país onde é ídolo e viveu alguns dos melhores momentos da carreira. Diante do interesse vascaíno em repatriá-lo, o jogador negociou a rescisão do seu contrato e obteve a liberação para jogar onde bem entender no segundo semestre.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes