Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Por que Alemanha x Espanha tem sido tratada como final antecipada da Euro?

O confronto que abre as quartas de final da Eurocopa-2024 é também a partida mais esperada da competição até o momento.

Alemanha e Espanha, que se enfrentam amanhã, a partir das 13h (de Brasília), em Stuttgart, não entraram no torneio continental sendo tratadas como as maiores favoritas ao título, mas conquistaram esse status dentro de campo ao longo das duas últimas semanas.

Agora, o duelo entre o time de Toni Kroos, Manuel Neuer e Jamal Musiala e a equipe das sensações Lamine Yamal e Nico Williams já está sendo tratado como uma espécie de "final antecipada" do campeonato destinado a escolher a melhor seleção do Velho Continente.

Sem sofrimento

Em uma Euro marcada pelo equilíbrio e pelas vitórias apertadas, espanhóis e alemães são os únicos que podem dizer que estão avançando na competição sem experimentar doses agudas de sofrimento.

Ao contrário de todas as outras seleções participantes, que já tiveram pelo menos um tropeço, a Roja continua com 100% de aproveitamento. Ela ganhou todos os três jogos que fez na fase de grupos e até mandou uma goleada nas oitavas.

O 4 a 1 aplicado sobre a Geórgia, aliás, foi o placar mais elástico dos mata-matas até o momento. A Espanha ainda divide com a França o posto de melhor defesa do torneio, com somente um gol sofrido (média de 0,25 por jogo).

De acordo com o "WhoScored?", plataforma que transforma estatísticas do que acontece em campo em notas que medem o desempenho dos atletas, a Espanha tem cinco dos dez melhores jogadores desta Euro: Fabián Ruiz (1º), Williams (3º), Dani Olmo (6º), Yamal (7º) e Marc Cucurella (8º).

Outros dois integrantes desse top 10 são da Alemanha, Musiala (5º) e Kroos (9º), a outra seleção que tem navegado de forma confortável na competição continental.

Continua após a publicidade

Ao contrário dos seus adversários de amanhã, os germânicos não ganharam todos os jogos que fizeram na Euro. Mas seu único tropeço (o empate por 1 a 1 contra a Suíça) aconteceu na última rodada da fase de grupos, quando o time já estava classificado, e não lhe custou a primeira colocação da chave.

Mas, assim como a Espanha, a Alemanha também emplacou mais do que uma vitória simples na abertura do mata-mata (fez 2 a 0 na Dinamarca) e lidera um ranking importante do torneio: é dela o melhor ataque -dez gols, média de 2,5 por apresentação.

Quartas de peso

As quartas da Euro terão três confrontos com pelo menos uma seleção campeã mundial em campo, e um deles reunirá duas equipes que já ganharam o título mais cobiçado do planeta.

Para começar, a anfitriã Alemanha (campeã da Copa em 1954, 1974, 1990 e 2014) medirá forças com a Espanha (2010). Também na sexta, a França (1998 e 2018) cruzará o caminho de Portugal, de Cristiano Ronaldo.

No dia seguinte, a Inglaterra (1966) jogará contra a Suíça. O único jogo sem título mundial em campo será o que fecha as quartas: o cruzamento entre a Holanda (vice em três oportunidades) e a surpresa Turquia.

Continua após a publicidade

De todas as seleções europeias que já ganharam Copas do Mundo, a Itália (1934, 1938, 1982 e 2006) é a única que já se despediu do torneio deste ano. A Azzurra foi eliminada nas oitavas, pelos suíços.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes