Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Com ex-Corinthians e em estádio para 1.000 pessoas, Champions começa amanhã

Amanhã, três horas e meia antes de Espanha e França começarem a decidir a primeira seleção finalista da Eurocopa, a temporada 2024/25 da Liga dos Campeões da Europa dará seu pontapé inicial.

Mas, enquanto o confronto entre Nico Williams e Kylian Mbappé deve ser acompanhado por algumas centenas de milhões de pessoas, espalhadas pelo mundo todo, a rodada inaugural da Champions contará com um público inúmeras vezes menor.

Por exemplo, a partida entre Vikingur Reykjavic e Shamrock Rovers, da Irlanda, não será visto por mais do que 1.150 pessoas. Afinal, essa é a capacidade máxima do Víkingsvöllur, estádio localizado na capital da Islândia que recebe uma das seis partidas agendadas para o primeiro dia de disputas.

Champions dos pequenos

O glamour que costuma fazer parte dos confrontos mais aguardados da Champions definitivamente não dá as caras nessas etapas preliminares da competição.

O mata-mata que se inicia amanhã conta com a participação dos campeões nacionais dos 28 países de pior classificação no ranking da Uefa. Fazem parte desse grupo nações do porte de Gibraltar, Malta, San Marino, Luxemburgo e Andorra.

Os vencedores desse playoff inicial ainda terão de enfrentar mais três confrontos eliminatórios para chegarem à etapa principal do torneio interclubes mais badalado do planeta. E, a cada uma dessas rodadas, entram na briga representantes de países mais qualificados.

Por exemplo, o segundo mata-mata ganha a presença de equipes de Suécia, Grécia e Noruega. No terceiro, entram classificados de Escócia e República Tcheca. E o derradeiro conta com a participação de clubes de Turquia, Sérvia e Croácia.

Tem até ex-Corinthians na área

A rodada inaugural da nova temporada da Champions terá a participação de cerca de três dezenas de jogadores brasileiros. Mas quase todos eles são completos desconhecidos para o grande público.

Continua após a publicidade

A principal exceção é o veteraníssimo goleiro Felipe. Aos 40 anos, o ex-camisa 1 de Corinthians e Flamengo assinou na semana passada com o Differdange, atual campeão de Luxemburgo e primeiro adversário do KÍ, das Ilhas Faroé, na competição continental.

Outro participante da etapa preliminar do torneio europeu que já deu as caras em clubes importantes do cenário brasileiro é o atacante Rwan Seco. O ex-Santos e Vasco até está negociando uma transferência para o futebol inglês. Mas, por enquanto, é a principal promessa de gols do Ludogorets, time mais forte da Bulgária, que enfrenta o Dínamo Batumi, da Geórgia, no mata-mata inaugural.

Nova Champions

A temporada 2024/25 marca o início de uma nova fase da Liga dos Campeões. Após mais de duas décadas, a forma de disputa da competição será alterada. Na verdade, passará por uma completa revolução.

A partir deste ano, a Champions não terá mais uma fase de grupos. Os 36 times participantes da etapa principal jogarão oito vezes contra adversários definidos por um sorteio para definir quem avança aos playoffs.

Os donos das oito melhores campanhas nessa primeira já vão direto para as oitavas de final. Já os classificados entre a nona e a 24ª posição precisarão disputar um playoff extra.

Continua após a publicidade

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time de futebol da Europa será conhecido no dia 31 de maio do próximo ano. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do que foi informado no texto, times de Luxemburgo participam da primeira fase preliminar da Liga dos Campeões, e não de Liechtenstein. O erro foi corrigido.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes