Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Final da Euro pode encerrar 'maldição Kane' após 13 anos e 650 partidas

A mesma temporada que mostrou que a "maldição Kane" era mais forte do que se imaginava pode terminar com o centroavante inglês não apenas encerrando as piadas sobre sua falta de títulos como também levantando um dos troféus mais cobiçados do futebol mundial.

Treze anos depois de estrear como jogador profissional de futebol e com quase 650 partidas oficiais disputadas desde então, Harry Kane pode ser campeão pela primeira vez na carreira neste domingo.

E se a Inglaterra derrotar a Espanha na final da Eurocopa, a partir das 16h (de Brasília), caberá justamente ao centroavante do Bayern de Munique e capitão do English Team a responsabilidade de levantar a taça.

Maldição inquebrável?

O curioso é que Kane pode atingir esse feito justamente na temporada em que mais precisou conviver com piadas ligadas ao fato de jamais ter sido campeão.

Ao trocar o Tottenham, um clube que não ganha nada desde a década de 2000, pelo Bayern de Munique, que havia vencido as últimas 11 edições do Campeonato Alemão, o centroavante parecia destinado a quebrar de imediato sua maldição.

Mas aí, o improvável aconteceu. Pela primeira vez desde 2011, o clube bávaro passou um ano inteiro sem conquistar nenhum título. É claro que as redes sociais automaticamente elegeram a suposta "aura de perdedor" do craque inglês como responsável por esse fracasso histórico.

Melhor fase

Mesmo sem ainda ter gritado "é campeão" pela primeira vez, algo que pode acontecer hoje, Kane já tem 2023/24 como melhor temporada da sua carreira.

Continua após a publicidade

Somando os compromissos pelo Bayern e pela seleção inglesa, o camisa 9 tem 52 gols marcados no período, recorde na sua trajetória como profissional.

Nesta temporada, Kane foi o artilheiro da Bundesliga alemã e também faturou a Chuteira de Ouro, concedida ao goleador máximo dos campeonatos nacionais do Velho Continente. Além disso, chega à decisão da Euro dividindo o posto de jogador que mais balançou as redes na competições com outros cinco nomes (três tentos cada).

Maior campeã ou título inédito?

A final deste domingo, que será disputada no estádio Olímpico de Berlim, consagrará a Espanha como maior campeã isolada de toda a história da Euro ou dará à Inglaterra seu primeiro título continental.

Vencedores em 1964, 2008 e 2012, os ibéricos tentam ser a primeira seleção a conquistar o tetra da competição. Atualmente, eles dividem o recorde com a Alemanha (1972, 1980 e 1996).

Já os ingleses, que foram derrotados pela Itália na final da edição passada, tentam ser a 11ª equipe diferente a se consagrar como a melhor da Europa. O último campeão inédito foi Portugal, em 2016.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.