Técnico do ouro e dupla do Botafogo são o 'Brasil' no futebol de Paris-2024
Depois de conquistar medalhas nas últimas quatro edições dos Jogos Olímpicos (bronze em Pequim-2008, prata em Londres-2012 e ouro em Rio-2016 e Tóquio-2020), a seleção brasileira não participará do torneio masculino de futebol de Paris-2024.
Mas, mesmo com o fiasco da equipe canarinho no Pré-Olímpico disputado no começo do ano, o único país pentacampeão mundial da modalidade estará representado nos gramados franceses.
A chave masculina, que começa amanhã e terá jogos espalhados por sete cidades ao longo das próximas duas semanas, conta com a participação de dois jogadores do Botafogo e também do técnico que deu ao Brasil o inédito ouro olímpico.
Presença brasileira
Das 16 seleções aspirantes ao título olímpico, três estarão reforçadas por nomes atualmente ligados ao futebol brasileiro.
A Argentina, uma das favoritas, emprestou a camisa 10 de Lionel Messi para Thiago Almada, meia-atacante recém-contratado pelo Botafogo e reforço mais caro da história de clubes do país verde e amarelo.
Um dos novos companheiros de Almada em General Severiano, Gatito Fernández defenderá o gol do Paraguai em Paris-2024. O veterano de 36 anos foi um dos dois jogadores acima da idade permitida convocados pela seleção guaraní -o outro é o zagueiro Fabián Balbuena, ex-Corinthians.
Já o Egito deposita suas esperanças de fazer bonito na Olimpíada em Rogério Micale. O técnico que dirigiu o Brasil na conquista do ouro na Rio-2016 retorna ao torneio olímpico em busca de um raro bicampeonato.
Estrelas no banco
Mesmo sem a presença de Messi, Kylian Mbappé e Mohamed Salah, cujos nomes foram fortemente cotados para participar dos Jogos, o futebol de Paris-2024 terá a participação de algumas grandes estrelas. Só que as de maior brilho estarão nos bancos de reservas.
A seleção anfitriã, por exemplo, será dirigida por Thierry Henry, um dos maiores atacantes do planeta no começo do século, maior artilheiro da história do Arsenal e vencedor de de uma Copa do Mundo (1998).
Os argentinos, por sua vez, estarão sob comando de Javier Mascherano, ex-zagueiro/volante de Barcelona e Liverpool, que disputou 147 partidas pela seleção entre 2003 e 2018.
Na Olimpíada, o elenco de Mascherano será turbinado por quatro jogadores que participaram da conquista do tricampeonato mundial, no Qatar-2022: o goleiro Gerónimo Rulli, o zagueiro Nicolás Otamendi e o atacante Julián Álvarez, além de Almada.
A Espanha colocará para jogo no torneio sub-23 dois integrantes da seleção que acabou de vencer a Eurocopa: os meias Álex Baena e Fermín López. Mesmo com idade olímpica, os atacantes Nico Williams e Lamine Yamal, destaques na conquista continental, foram deixados de fora da convocação para terem férias antes do início da nova temporada.
Futebol masculino na Olimpíada - 1ª rodada
Amanhã, 10h - Uzbequistão x Espanha (Grupo C)
Amanhã, 10h - Argentina x Marrocos (Grupo B)
Amanhã, 12h - Guiné x Nova Zelândia (Grupo A)
Amanhã, 12h - Egito x República Dominicana (Grupo C)
Amanhã, 14h - Iraque x Ucrânia (Grupo B)
Amanhã, 14h - Japão x Paraguai (Grupo D)
Amanhã, 16h - França x Estados Unidos (Grupo A)
Amanhã, 16h - Mali x Israel (Grupo D)
Deixe seu comentário