Suspeito de abuso, técnico não pode ficar sozinho com jogadoras em Paris-24
O técnico da seleção feminina de futebol de Zâmbia nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, Bruce Mwape, não pode ter nenhum tipo de contato privado com suas jogadoras durante a competição.
Sempre que deseja falar em particular com alguma das suas atletas em um ambiente que não seja de acesso público, o treinador precisa estar acompanhando por algum membro da sua comissão técnica ou por outras integrantes do seu elenco.
A medida adotada pela Fifa em parceria com o COI é uma forma de proteger as jogadoras de Zâmbia até o fim das investigações contra Mwape, que é suspeito de ter abusado sexualmente de várias mulheres que passaram pela seleção nos últimos anos.
Sexo como moeda de troca
O treinador zambiano vem sendo investigado pela Fifa há pelo menos dois anos por supostamente utilizar o sexo como "moeda de troca" por oportunidades na equipe que comanda.
De acordo com denúncia anônima feita por uma jogadora ao jornal inglês "The Guardian", Mwape tem o costume de ter relações sexuais com atletas com que trabalha e prioriza as que aceitaram ir para cama com ele nas convocações e escalações da seleção.
Na Copa do Mundo do ano passado, uma entrevista coletiva de Zâmbia chegou a ser encerrada antes do previsto pela Fifa devido à insistência dos jornalistas em perguntar sobre o tema para o treinador.
Mão nos seios
Além das relações sexuais que valeriam vaga no time, Mwape também já foi acusado à entidade máxima do futebol mundial por supostamente ter passado as mãos nos seios de uma jogadora zambiana em treino da Copa-2023.
Sua presença na Olimpíada chegou a ser colocada em xeque justamente por conta do acúmulo de denúncias de abuso sexual recebidas pela Fifa. No entanto, o órgão resolveu colocar o técnico apenas em "observação" enquanto continua investigando o caso.
O treinador está no comando da seleção africana desde 2018. Sempre que questionada sobre a permanência de Mwape no cargo, a Associação de Futebol de Zâmbia diz que o técnico já teria sido demitido se houvesse alguma condenação contra ele.
Hora da verdade
A rodada de amanhã, a última da fase de grupos, define as oito seleções que continuarão na briga pelas medalhas olímpicas de Paris-2024.
Até o momento, somente Estados Unidos e Espanha, a atual campeã mundial, já asseguraram presença nas oitavas de final do futebol feminino.
Derrotada em suas duas primeiras apresentações nos gramados franceses e com zero pontos somados, Zâmbia precisa necessariamente derrotar a Alemanha, a partir das 14h (de Brasília), para ter chance de descolar pelo menos uma das duas vagas destinadas às melhores terceiras colocadas de suas chaves e ganhar uma sobrevida na competição.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberFutebol feminino na Olimpíada - 3ª rodada
Amanhã, às 12h - Japão x Nigéria (Grupo C)
Amanhã, às 12h - Brasil x Espanha (Grupo C)
Amanhã, às 14h - Zâmbia x Alemanha (Grupo B)
Amanhã, às 14h - Austrália x Estados Unidos (Grupo B)
Amanhã, às 16h - Nova Zelândia x França (Grupo A)
Amanhã, às 16h - Colômbia x Canadá (Grupo A)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.