Campeões mundiais em campo e no banco: conheça o 'time mais rico da Itália'
Campeões mundiais dentro de campo e também no banco de reservas, um centroavante vencedor de Eurocopa e a conta corrente inflada por um proprietário que "nada em dinheiro". Não é à toa que o retorno do Como à primeira divisão do Campeonato Italiano depois de 22 temporadas tem despertado tanta atenção.
O time, que esteve na elite pela última vez em 2002/03 e passou até mesmo pelo quinto escalão do futebol local ao longo das duas últimas décadas, está sendo chamado pela imprensa europeia de "mais rico do Calcio".
E tem justificado esse título reforçando seu elenco com jogadores conhecidos do grande público, que já atuaram em clubes do porte de Real Madrid, Liverpool, Manchester United, Inter de Milão, Juventus e Roma.
De onde vem tanto dinheiro?
Os donos do Como são os irmãos indonésios Robert e Michael Hartomo, cujos patrimônios somados chegam à incrível marca de 52 milhões de euros (R$ 318,1 milhões), de acordo com levantamento feito pela revista "Forbes".
Classificação e jogos
Magnatas do setor do tabaco, os proprietários do Como só possuem menos dinheiro que dois conglomerados que investem em futebol no planeta inteiro: o governo da Arábia Saudita (Newcastle e quatro clubes locais) e o xeque Tamin bin Al Thani, do Qatar, dono do Paris Saint-Germain.
Ainda de acordo com a "Forbes", nem mesmo o homem por trás do City Football Group, o xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, dos Emirados Árabes Unidos, tem tanta grana quanto os acionistas majoritários do Como.
Assim como os irmãos Hartomo, o Grupo City também está presente no futebol italiano: comanda o Palermo, atualmente na segunda divisão.
Constelação
Com bem mais grana para gastar do que os outros clubes que teoricamente devem brigar na parte de baixo da classificação do Italiano, o Como pode se dar ao luxo de ter três vencedores de Copas do Mundo em sua folha de pagamento.
Seu técnico é Cesc Fàbregas, meio-campista campeão mundial com a Espanha em 2010, que estreia na função depois de uma carreira brilhante por Arsenal e Barcelona.
O veterano goleiro Pep Reina, seu antigo companheiro de seleção, agora é um dos seus comandados, assim como o zagueiro Raphaël Varane, vencedor da Rússia-2018 com a França, que acabou de deixar o Manchester United.
O elenco do Como ainda conta com o atacante Andrea Belotti, que ajudou a Itália a ganhar a Eurocopa-2020, além do goleiro Emil Audero e do lateral esquerdo Alberto Moreno, todos com passagens por clubes de ponta do Velho Continente.
Quando começa o Italiano?
A temporada 2024/25 do Calcio está marcada para começar em 17 de agosto e curiosamente terá dois jogos simultâneos de abertura: Genoa x Inter de Milão e Parma x Fiorentina, ambos marcados para as 13h30 (de Brasília).
O Como retorna à primeira divisão já com uma pedreira pela frente. Seu compromisso na primeira rodada é a poderosa Juventus, fora de casa, no dia 19.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberCom quatro campeões diferentes nas últimas cinco edições, a Série A italiana tem sido o campeonato nacional do primeiro escalão europeu de maior equilíbrio recente. A Inter é a atual vencedora. Milan, Juventus, Bologna e Atalanta serão os outros representantes do país na próxima Champions.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.