Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Campeões mundiais em campo e no banco: conheça o 'time mais rico da Itália'

Campeões mundiais dentro de campo e também no banco de reservas, um centroavante vencedor de Eurocopa e a conta corrente inflada por um proprietário que "nada em dinheiro". Não é à toa que o retorno do Como à primeira divisão do Campeonato Italiano depois de 22 temporadas tem despertado tanta atenção.

O time, que esteve na elite pela última vez em 2002/03 e passou até mesmo pelo quinto escalão do futebol local ao longo das duas últimas décadas, está sendo chamado pela imprensa europeia de "mais rico do Calcio".

E tem justificado esse título reforçando seu elenco com jogadores conhecidos do grande público, que já atuaram em clubes do porte de Real Madrid, Liverpool, Manchester United, Inter de Milão, Juventus e Roma.

De onde vem tanto dinheiro?

Os donos do Como são os irmãos indonésios Robert e Michael Hartomo, cujos patrimônios somados chegam à incrível marca de 52 milhões de euros (R$ 318,1 milhões), de acordo com levantamento feito pela revista "Forbes".

Magnatas do setor do tabaco, os proprietários do Como só possuem menos dinheiro que dois conglomerados que investem em futebol no planeta inteiro: o governo da Arábia Saudita (Newcastle e quatro clubes locais) e o xeque Tamin bin Al Thani, do Qatar, dono do Paris Saint-Germain.

Ainda de acordo com a "Forbes", nem mesmo o homem por trás do City Football Group, o xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, dos Emirados Árabes Unidos, tem tanta grana quanto os acionistas majoritários do Como.

Assim como os irmãos Hartomo, o Grupo City também está presente no futebol italiano: comanda o Palermo, atualmente na segunda divisão.

Constelação

Com bem mais grana para gastar do que os outros clubes que teoricamente devem brigar na parte de baixo da classificação do Italiano, o Como pode se dar ao luxo de ter três vencedores de Copas do Mundo em sua folha de pagamento.

Continua após a publicidade

Seu técnico é Cesc Fàbregas, meio-campista campeão mundial com a Espanha em 2010, que estreia na função depois de uma carreira brilhante por Arsenal e Barcelona.

O veterano goleiro Pep Reina, seu antigo companheiro de seleção, agora é um dos seus comandados, assim como o zagueiro Raphaël Varane, vencedor da Rússia-2018 com a França, que acabou de deixar o Manchester United.

O elenco do Como ainda conta com o atacante Andrea Belotti, que ajudou a Itália a ganhar a Eurocopa-2020, além do goleiro Emil Audero e do lateral esquerdo Alberto Moreno, todos com passagens por clubes de ponta do Velho Continente.

Quando começa o Italiano?

A temporada 2024/25 do Calcio está marcada para começar em 17 de agosto e curiosamente terá dois jogos simultâneos de abertura: Genoa x Inter de Milão e Parma x Fiorentina, ambos marcados para as 13h30 (de Brasília).

O Como retorna à primeira divisão já com uma pedreira pela frente. Seu compromisso na primeira rodada é a poderosa Juventus, fora de casa, no dia 19.

Continua após a publicidade

Com quatro campeões diferentes nas últimas cinco edições, a Série A italiana tem sido o campeonato nacional do primeiro escalão europeu de maior equilíbrio recente. A Inter é a atual vencedora. Milan, Juventus, Bologna e Atalanta serão os outros representantes do país na próxima Champions.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes