Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Vai 'furar a fila'? O que esperar da 1ª temporada de Endrick no Real Madrid

Os primeiros minutos de Endrick com a camisa do Real Madrid renderam elogios da imprensa espanhola e também do técnico Carlo Ancelotti.

A participação do brasileiro na derrota por 1 a 0 sobre o Milan, terça-feira, em amistoso de pré-temporada, fez o jornal publicar que o atual campeão europeu "encontrou a peça que estava faltando para seu ataque".

Já o treinador madrileno afirmou que é "muito raro ver um jogador" como o garoto revelado nas categorias de base do Palmeiras e decretou que "ele tem algo especial".

Mas, elogios à parte, o que é possível esperar da temporada de estreia do jovem astro de 18 anos no primeiro escalão do futebol europeu?

Endrick pode 'furar a fila'?

O protagonismo na conquista do título brasileiro de 2023 pelo Palmeiras e a chegada precoce à seleção adulta já deram a Endrick um benefício que Rodrygo e Vinícius Jr. não tiveram: o novo reforço merengue deve fazer toda sua adaptação já na equipe principal, sem passar pelo Castilla (time B do Real) para ganhar experiência.

No entanto, pensar na titularidade do brasileiro já nos próximos meses talvez seja um passo maior que as pernas.

Ancelotti tem pelo menos quatro opções ofensivas à frente de Endrick neste momento: Vinícius Júnior, Kylian Mbappé, Jude Bellingham e Rodrygo. E, neste momento, a dúvida é se ele escalará o quarteto (recuando o inglês para uma função de meio-campista) ou deixará o Rayo no banco.

A questão mais importante para Endrick é que, mesmo quando não tiver à disposição um dos integrantes desse "quadrado mágico", o treinador do Real deve montar seu ataque com os três nomes restantes. Ou seja, ainda sem o jovem brasileiro.

Continua após a publicidade

Pelo menos nesse início de trajetória na Espanha, o camisa 16 deve desempenhar um papel semelhante ao que Joselu (transferido para o Al-Gharafa, do Qatar) possuía na temporada passada.

Como é o único centroavante de verdade no elenco merengue, Endrick deve ser acionado sempre que o Real precisar aumentar sua presença de área para de correr atrás de um resultado. Ele também será uma opção para Ancelotti descansar suas peças mais importantes durante o segundo tempo de jogos já decididos.

Ou seja, tudo indica que o início da trajetória do brasileiro em Madri seja de muitos minutos em campo, mas quase sempre saindo do banco. Apenas problemas físicos de mais de um titular ou atuações bem acima do esperado podem alterar esse cenário e fazer com que ele "fure a fila".

Quando começa o Espanhol?

A temporada 2024/25 da La Liga terá o pontapé inicial em 15 de agosto, uma quinta-feira, com duas partidas: Athletic Bilbao x Getafe e Betis x Girona.

Maior vencedor da história do futebol espanhol (36 títulos) e atual campeão, o Real estreia três dias mais tarde, contra o Mallorca, fora de casa.

Continua após a publicidade

Antes, no entanto, o novo time de Endrick terá pela frente a Supercopa da Uefa, jogo/torneio que abre oficialmente a temporada do futebol do Velho Continente. O confronto com a Atalanta, ganhadora da última Liga Europa, está marcado para o dia 14.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes