Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Bordeaux: entenda a crise que levou à falência de antigo time de Zidane

O Bordeaux, um dos clubes mais tradicionais da França, seis vezes campeão nacional, vencedor de competição europeia e que já teve Zinédine Zidane comandando seu meio-campo, já não é mais um time profissional de futebol.

Atolada em dívidas e sem condições de quitá-la, a equipe decretou falência. Com isso, acabou punida com dois rebaixamentos consecutivos, perdeu todos os jogadores do seu elenco, fechou seu centro de treinamentos e precisou abrir mão até dos garotos que estavam nas suas categorias de base.

Agora, o Bordeaux terá de reconstruir do zero seu grupo de atletas para poder disputar o Championnat National 2, o quarto escalão do futebol local. E tudo isso sendo oficialmente um clube amador.

O tamanho da dívida

Fora da primeira divisão francesa há duas temporadas, o Bordeaux até escapou relativamente fácil do rebaixamento dentro de campo -terminou a Ligue 2 na 12ª posição, com 12 pontos de vantagem para o primeiro time que caiu.

Mas seu principal objetivo, que era encontrar um novo proprietário disposto a quitar suas dívidas de 40 milhões de euros (quase R$ 250 milhões) e tirá-lo do buraco, não foi alcançado.

As conversas com a Fenway Sports, fundo norte-americano que é o acionista majoritário do Liverpool, não evoluíram como o Bordeaux esperava, e o clube precisou decretar falência por não ter dinheiro para pagar as contas e elaborar um orçamento para a próxima temporada.

Antes mesmo da decisão administrativa, o time já havia sido punido com o rebaixamento para a terceira divisão por desrespeitar as regras de fair play financeiro estabelecidas pela liga francesa.

Na última quinta-feira, depois de o Bordeaux não conseguir apresentar sua estimativa de gastos para 2024/25 à DNCG (Direção Nacional de Controle de Gastos), um novo descenso foi decretado.

Continua após a publicidade

A quarta divisão francesa, que agora contará com a presença do hexacampeão nacional, é regionalizada, para reduzir os custos com deslocamento: os 48 participantes são divididos em três grupos de 16 clubes e enfrentam em turno e returno apenas os outros integrantes da sua chave. O campeão de cada grupo sobe para a "Série C".

O peso do Bordeaux

O agora falido clube é o sétimo maior campeão francês de todos os tempos e só tem menos títulos que Paris Saint-Germain, Olympique de Marselha, Saint-Étienne, Monaco, Nantes e Lyon.

Seu período mais vitorioso foi a década de 1980, quando levantou a taça em três oportunidades (1983/84, 1984/85 e 1986/87). A conquista mais recente, a única neste século, data de 2008/09.

O Bordeaux foi o segundo clube da carreira de Zidane, que vestiu sua camisa de 1992 a 1996. O português Pauleta e o meia Alain Giresse (recordista de jogos e maior artilheiro) são outros nomes importantes que passaram pelo time.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes