Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

2 gols por jogo: quem é o brasileiro que briga por artilharia da Champions?

Enquanto a atenção do mundo do esporte está toda voltada para as mais variadas modalidades dos Jogos Olímpicos de Paris, um brasileiro tem dado show nos gramados de futebol da Liga dos Campeões da Europa.

O atacante Juninho, que defende o Qarabag, do Azerbaijão, já balançou as redes quatro vezes em somente duas partidas disputadas até o momento e é o vice-artilheiro da fase preliminar da competição.

O camisa 18 é também a principal arma do seu time para o mata-mata contra o Ludogorets, da Bulgária, que vale vaga na última rodada da pré-Champions, a que decide os classificados à etapa principal torneio. O primeiro jogo está marcado para esta terça-feira e o confronto de volta, para o dia 13.

Quem é Juninho?

Natural de Minas Gerais, o vice-artilheiro do torneio interclubes mais badalado do planeta foi formado nas categorias de base do Athletico-PR, mas praticamente não jogou no time principal do clube paranaense.

Juninho rodou bastante pelo país (Brasil de Pelotas, Novorizontino, Figueirense e Vila Nova), jogou em três times de Portugal (Portimonense, Estoril e Chaves) e está na segunda temporada no Qarabag.

Na primeira, o atacante de 26 anos marcou 31 gols na soma de todas as competições. Ele foi o goleador máximo da primeira divisão do Azerbaijão (20 tentos) e também o jogador que mais participou de jogadas que terminaram com a bola nas redes (28, já que deu também oito assistências).

Na abertura da participação do Qarabag na Champions, Juninho brilhou contra o Lincoln Red Imps, de Gibraltar. No jogo de ida, fez um gol (vitória por 2 a 0). Já na volta, meteu logo um hat-trick e ainda deu passe para mais um tento (5 a 0).

Champions dos pequenos

A competição que Juninho e o Qarabag estão disputando é o torneio todo jogado em mata-matas que define os últimos sete participantes da etapa principal da Champions, aquela que estamos acostumados a assistir.

Continua após a publicidade

Um total de 45 times de quase todos os países da Europa, inclusive aqueles menores e menos expressivos, como Gibraltar e Ilhas Faróe, vão a campo nesses confrontos eliminatórios, que são divididos em quatro rodadas -as duas primeiras já foram encerradas.

A pré-Champions conta com alguns clubes bem conhecidos no cenário internacional, como Fenerbahçe e Galatasaray (Turquia), Rangers (Escócia), Lille (França), Dínamo de Kiev (Ucrânia) e Red Bull Salzburg (Áustria), que vai até participar da edição de estreia no novo Mundial de Clubes da Fifa, no príximo ano.

Nova Champions

A temporada 2024/25 marca o início de uma nova fase da Liga dos Campeões. Após mais de duas décadas, a forma de disputa da competição foi alterada. Na verdade, passou por uma completa revolução.

A partir deste ano, a Champions não tem mais uma fase de grupos. Os 36 times participantes da etapa principal jogam oito vezes contra adversários definidos por um sorteio para definir quem avança aos playoffs.

Os donos das oito melhores campanhas nessa fase classificatória vão direto para as oitavas de final. Já os classificados entre a nona e a 24ª posição terão de disputar um playoff extra.

Continua após a publicidade

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time de futebol da Europa será conhecido no dia 31 de maio do próximo ano. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes