Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Título, prêmios e 10 meses sem gol: o que Talles Magno fez nos EUA?

Prestes a ser anunciado como reforço do Corinthians na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, Talles Magno teve uma passagem irregular pelo futebol dos Estados Unidos.

Ao longo das três temporadas em que vestiu a camisa do New York City, o atacante revelado pelo Vasco marcou gols decisivos, conquistou títulos e prêmios individuais e chegou a vislumbrar uma transferência para a Europa.

Mas o jogador de 22 anos também sofreu com problemas físicos, foi parar no banco de reservas e chegou a ficar dez meses sem balançar as redes. Foi nesse momento de baixa que decidiu aceitar o convite corintiano para voltar ao Brasil.

Ótimo início

O começo da passagem de Talles Magno pelos EUA foi dos mais promissores. No primeiro ano pelo NY City, o brasileiro se sagrou campeão da MLS (Major League Soccer) com direito a um gol decisivo -foi ele que classificou o time para a decisão, com um tento aos 43 minutos do segundo tempo contra Philadelphia Union.

Em 2022, o camisa 43 foi eleito para a seleção da Liga dos Campeões da Concacaf, carinhosamente apelidada de Concachampions, e ganhou o prêmio de melhor jogador jovem do torneio.

Naquele ano, aliás, o ex-Vasco teve o momento mais produtivo da sua carreira. Titular absoluto do lado esquerdo do ataque do City, encerrou a temporada com 11 gols e oito assistências, dois recordes pessoais.

Dez meses sem gol

O problema é que essa boa fase, que poderia até mesmo render a Talles Magno uma transferência para o primeiro escalão da Europa, não durou tanto tempo assim.

Continua após a publicidade

No ano passado, especialmente na segunda metade da temporada, o brasileiro já passou a frequentar o banco de reservas e virou uma opção para a etapa final.

Os gols também secaram. Entre setembro de 2023 e o começo do último mês, Talles Magno não fez sequer um golzinho.

Foi também nesse período que ele sofreu sua lesão mais grave nos EUA, uma artroscopia no joelho esquerdo que o deixou de fora de nove rodadas da MLS. Depois que voltou da lesão, o brasileiro viu sua minutagem cair ainda mais: só jogou 59 minutos desde o começo de maio.

O negócio

Em um primeiro momento, o Corinthians não terá de pagar nada ao City norte-americano pelo empréstimo de um ano de Talles Magno e precisará arcar somente com os salários e outras bonificações do jogador.

No entanto, o contrato de cessão conta com uma cláusula de compra que pode ser acionada até o meio de 2025. De acordo com o colunista do UOL André Hernan, o time brasileiro precisará desembolsar US$ 13 milhões (mais de R$ 73 milhões) caso deseje adquirir os direitos do atacante e prorrogar sua permanência no clube.

Continua após a publicidade

Talles Magno é mais uma tentativa corintiana de fazer uma mini reformulação de elenco no meio da temporada para escapar do risco de rebaixamento -no momento, a equipe ocupa a 18ª colocação da Série A (20 pontos) e iria para a segunda divisão.

Só na atual janela de transferências, o clube alvinegro já contratou o goleiro Hugo Souza, o zagueiro André Ramalho e os volantes Alex Santana e Charles.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes