Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Sem zebras, Copa do Brasil já fica mais elitista que similares da Europa

Criciúma (1991), Santo André (2004), Paulista (2005). Foi-se o tempo em que as zebras eram tão frequentes na Copa do Brasil que conseguiam até mesmo conquistar o título.

Pelo quarto ano consecutivo, a competição que já foi o símbolo máximo da imprevisibilidade do futebol brasileiro contará apenas clubes da primeira divisão nacional em suas quartas de final: Flamengo, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Bahia, Vasco, Juventude e São Paulo.

O último time a se intrometer nessa festa dos grandes foram América-MG e Cuiabá, que disputavam a Série B em 2020. Naquele ano, os mineiros chegaram até as semifinais, enquanto os mato-grossenses ficaram mesmo entre os oito melhores.

Mais elitista que na Europa

Apesar de o Brasil tradicionalmente se orgulhar de ter um futebol mais equilibrado do que o visto na elite europeia, sua copa nacional é hoje mais elitista e previsível do que as principais competições do gênero do Velho Continente.

Todos os cinco países que compõem o primeiro escalão da bola na Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) tiveram pelo menos um quadrifinalista de suas principais copas nacionais nas últimas quatro temporadas oriundo dos escalões inferiores.

Na verdade, com exceção da Copa do Rei espanhola e da Coppa Italia, onde esse acontecimento é bem raro, é relativamente comum que times de segunda, terceira e até mesmo quarta divisão apareçam entre os oito últimos candidatos ao título nesses torneios de mata-mata.

Na Coupe de France, quase 40% dos quadrifinalistas desde a temporada 2020/21 vinham de divisões anteriores. Na temporada passada, o Le Puy Foot 43 Auvergne, do equivalente francês à Série D, sobreviveu até essa fase.

Mais impressionante ainda foi o que aconteceu na edição mais recente da DFB Pokal alemã, que só viu um time da primeira divisão chegar até as semifinais. Mas acontece que foi ele (o Bayer Leverkusen) quem acabou ficando com a taça.

Continua após a publicidade

Mesmo a FA Cup inglesa, que conta com a participação de vários dos clubes mais ricos e dos elencos mais caros do planeta, deixa um espacinho para as zebras. O Coventry City, da segundona, chegou até as semifinais em 2023/24 e só foi eliminado pelo campeão Manchester United nos pênaltis.

Times de fora da 1ª divisão nas quartas da copa nacional*

Brasil: nenhum
Espanha: 1
Itália: 2
Inglaterra: 8
Alemanha: 10
França: 12

*na soma das últimas quatro temporadas

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes