Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Quem é Bobby Charlton, ídolo que fez Endrick virar meme nas redes sociais?

Endrick nasceu em 2006 e viveu toda sua infância e adolescência no período em que o futebol mundial era dominado pela dupla Lionel Messi/Cristiano Ronaldo e que Neymar reinava como o grande jogador brasileiro.

Por isso, a paixão do jovem atacante do Real Madrid por Bobby Charlton causa tanta estranheza.

Desde março, quando marcou um gol em Wembley pela seleção brasileira, Endrick tem citado repetitivamente o astro inglês do Manchester United das décadas de 1950, 1960 e 1970 sempre que é perguntado sobre quais são os seus jogadores preferidos e maiores inspirações no futebol.

Declarações como essa até transformaram o ex-Palmeiras em meme. Nas últimas semanas, virou moda nas redes sociais acusar o camisa 16 merengue de querer "fazer média" e pagar de "diferentão".

Quem foi Bobby Charlton?

O ídolo de Endrick é considerado o maior jogador inglês de todos os tempos. Sobrevivente do desastre aéreo que matou parte do elenco do Manchester United em 1958, o meia-atacante fez parte de todo o projeto de reconstrução do clube e conquistou quatro títulos nacionais e uma Liga dos Campeões pelos "Red Devils".

Charlton, que foi eternizado em Old Trafford como uma estátua, foi também o vencedor da Bola de Ouro (prêmio que na época era dado ao melhor jogador da Europa) em 1966, ano em que levou a seleção inglesa ao seu único título de Copa do Mundo.

O inglês morreu em outubro de 2023, aos 86 anos, em decorrência de complicações físicas de um quadro de demência.

Apesar de não ter vivido a época em que Charlton brilhava nos gramados, Endrick se apaixonou pelo inglês jogando videogame. O meia-atacante sempre está em seu time no modo Ultimate Team do EAFC, principal jogo de futebol virtual.

Continua após a publicidade

Di Stéfano e Bellingham

A idolatria a Charlton não é a única declaração fora do esperado de Endrick que se transformou em meme.

Também têm sido frequentes nas redes sociais as ironias ao jogador por ele já ter declarado em várias entrevistas que seu pai queria batizá-lo como Di Stéfano, lenda argentina do Real Madrid nos anos 1950 e 1960.

Outra fala do atacante que não tem sido perdoada no mundo virtual foi uma entrevista em que ele precisava elencar seus cinco jogadores preferidos da história. Sua resposta ignorou completamente Pelé, Neymar e cia. Ela teve Bobby Charlton, é claro, e outros quatro nomes ligados a seu novo clube: Di Stéfano, Cristiano Ronaldo, Vinícius Júnior e Jude Bellingham.

Dia de estreia

Depois de participar de dois dos três amistosos da pré-temporada, Endrick pode fazer nesta quarta-feira sua estreia oficial pelo Real.

Continua após a publicidade

O atacante foi relacionado para a partida contra a Atalanta, na Supercopa da Uefa, torneio de um jogo só que coloca frente a frente os atuais vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

O time merengue divide com o Barcelona o recorde de títulos dessa minicompetição que serve como abertura oficial da temporada no Velho Continente. Cada um deles levantou a taça em cinco oportunidades.

Além de Endrick, Kylian Mbappé também vive a expectativa de buscar seu primeiro troféu como o Real. A diferença é que o principal reforço do gigante espanhol para 2024/25 não chegou a ir a campo nem mesmo na pré-temporada.

Siga o UOL Esporte no

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes