Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Reforço do Corinthians fez carreira na 3ª divisão e é 'rei do chuveirinho'

Novo centroavante do Corinthians, o espanhol Héctor Hernández desembarca no futebol brasileiro credenciado por ter sido responsável por quase metade dos gols marcados pelo time que defendia na temporada passada.

Só que o atacante de 28 anos não tem uma história das mais ricas no futebol. Apesar de ter sido revelado no Atlético de Madri, ele passou a maior parte da carreira atuando na terceira divisão da Espanha.

E, na melhor chance que teve de se apresentar em uma competição de elite, justamente em 2023/24, acabou rebaixado e segurando a lanterna do Campeonato Português com o Desportivo Chaves.

Jogador de time pequeno

Apesar de ter se profissionalizado em um dos gigantes do futebol espanhol, Hernández só disputou 29 minutos (divididos entre duas partidas) pelo time principal do Atleti: um jogo contra o Rayo Vallecano, pelo Espanhol, e outro contra o Sant Andreu, na Copa do Rei.

O reforço corintiano jogou na equipe B colchonera durante duas temporadas e foi emprestado para quatro equipes diferentes (Elche, Albacete, Málaga e Rayo Majadahonda). Depois, ainda defendeu as cores de Fuenlabrada e Cultural Leonesa antes de se transferir para o Chaves.

Com uma carreira quase toda construída longe dos torneios de primeiro escalão, Hernández tem 48 gols marcados na terceira divisão espanhola, quase 60% dos 81 tentos que anotou ao longo da sua trajetória nos gramados.

Ele atuou na Série C do país vencedor da Eurocopa-2024 em seis das 11 temporadas que disputou como profissional.

'Rei do chuveirinho'

A principal característica do novo atacante do Corinthians é a bola aérea. Apesar de nem ser tão alto assim (1,80 m), o espanhol manda muito bem nos chuveirinhos.

Continua após a publicidade

Só nas últimas três temporadas, Hernández marcou nada menos que 16 gols de cabeça. Esse número equivale a 42% dos 38 tentos que ele anotou na soma das competições jogadas em 2021/22, 2022/23 e 2023/24.

Na edição mais recente da liga português, o então centroavante do Chaves conseguiu um feito impressionante: na vitória por 4 a 2 sobre o Gil Vicente, ele obteve um "hat-trick" (três gols no mesmo jogo) só com cabeçadas.

Desespero

O Corinthians tem promovido uma verdadeira reformulação de elenco nesta janela de transferências para tentar uma arrancada que o afasta do risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Com a chegada de Hernández, a equipe paulista já contabiliza sete reforços para a reta final da temporada -também foram contratados o goleiro Hugo Souza, o zagueiro André Ramalho, os volantes Alex Santana, Charles e José Martínez, além do meia-atacante Talles Magno.

Mesmo com tantas caras novas, os alvinegros ainda continuam no grupo que vai jogar a Série B em 2025. Com 17 pontos em 22 rodadas, ocupam a 17ª colocação, justamente a primeira da zona do descenso.

Continua após a publicidade

Amanhã, o Corinthians pela frente um confronto direto contra o rebaixamento. Seu adversário será o Fluminense, 18º, no Rio de Janeiro. Em caso de derrota, será ultrapassado pelo rival tricolor e ficará em situação ainda mais delicada.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes