Aos 31 anos, alemão vira o técnico mais jovem da história da Premier League
O técnico do Brighton para a temporada 2024/25 é mais novo que Mohamed Salah, Kevin de Bruyne, Casemiro, Kyle Walker, Heung-min Son, Virgil van Dijk, Christian Eriksen, Dibu Martínez e Alisson.
Com 31 anos, cinco meses e 22 dias, Fabian Hürzeler se transformará hoje no treinador efetivo mais jovem de toda história a trabalhar na Premier League inglesa.
Ao dirigir o Brighton na partida contra o Everton, neste sábado, em Liverpool, pela primeira rodada do campeonato nacional mais badalado do planeta, o alemão nascido nos Estados Unidos quebrará o recorde do galês Chris Coleman, que tinha 33 anos quando assumiu o comando do Fulham, em 2003.
Quem é Hürzeler?
O técnico mais jovem que já passou pela Premier League ainda é um novato na profissão. Ex-volante formado pelo Bayern de Munique, mas que construiu a carreira em times pequenos da Alemanha, ele jogou futebol profissionalmente até dezembro de 2022.
Classificação e jogos
É verdade que, nos últimos anos da sua trajetória, ele já vinha se dividindo entre os afazeres de dentro e fora dos gramados. Hürzeler foi auxiliar técnico das seleções sub-18 e sub-20 da Alemanha enquanto ainda dava carrinhos e passes nas divisões inferiores do país.
O novo comandante do Brighton só virou exclusivamente treinador quando assumiu o comando do St. Pauli, em janeiro do ano passado, na segunda divisão germânica.
Uma temporada e meia depois, conquistou o título da 2.Bundesliga e, no lugar de migrar junto com o clube para a elite do país onde sempre trabalhou, descolou um convite para se transferir ao Olimpo da Premier League.
Quanto mais jovem, melhor
No Brighton, o treinador com idade para ser jogador ainda no auge da carreira irá trabalhar em um projeto que se notabiliza justamente pela aposta em caras novas e de pouca idade.
Dos 39 jogadores que formam o elenco da equipe inglesa neste começo de temporada, nada menos que 26 são nascidos já nos anos 2000.
O goleiro do titular do time, o holandês Bart Verbruggen, tem 21 anos, um a mais que o camisa 10, o paraguaio Julio Enciso. Já o principal centroavante, o irlandês Evan Ferguson, autor de seis gols na temporada passada, é ainda mais novo e está com 19.
Missão ousada
O objetivo de Hürzeler em sua primeira temporada na Inglaterra é dar sequência ao trabalho de transformação do Brighton em uma força de meio de tabela da Premier League.
Apesar de ter estreado na primeira divisão há apenas sete anos, o time do uniforme alviceleste tem obtido resultados consistentes, já se classificou para uma Liga Europa e terminou as últimas três temporadas entre a sexta e a 11ª colocação.
Desta vez, há um certo pessimismo em curso justamente por conta da mudança da comissão técnica.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberO italiano Roberto de Zerbi, que era um dos treinadores mais admirados da elite inglesa, resolveu se transferir para o Olympique de Marselha porque queria que a diretoria investisse menos em apostas e mais em jogadores consolidados na tentativa de dar o próximo passo e conseguir ameaçar também os grandes do país.
Deixe seu comentário