Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Aos 31 anos, alemão vira o técnico mais jovem da história da Premier League

O técnico do Brighton para a temporada 2024/25 é mais novo que Mohamed Salah, Kevin de Bruyne, Casemiro, Kyle Walker, Heung-min Son, Virgil van Dijk, Christian Eriksen, Dibu Martínez e Alisson.

Com 31 anos, cinco meses e 22 dias, Fabian Hürzeler se transformará hoje no treinador efetivo mais jovem de toda história a trabalhar na Premier League inglesa.

Ao dirigir o Brighton na partida contra o Everton, neste sábado, em Liverpool, pela primeira rodada do campeonato nacional mais badalado do planeta, o alemão nascido nos Estados Unidos quebrará o recorde do galês Chris Coleman, que tinha 33 anos quando assumiu o comando do Fulham, em 2003.

Quem é Hürzeler?

O técnico mais jovem que já passou pela Premier League ainda é um novato na profissão. Ex-volante formado pelo Bayern de Munique, mas que construiu a carreira em times pequenos da Alemanha, ele jogou futebol profissionalmente até dezembro de 2022.

É verdade que, nos últimos anos da sua trajetória, ele já vinha se dividindo entre os afazeres de dentro e fora dos gramados. Hürzeler foi auxiliar técnico das seleções sub-18 e sub-20 da Alemanha enquanto ainda dava carrinhos e passes nas divisões inferiores do país.

O novo comandante do Brighton só virou exclusivamente treinador quando assumiu o comando do St. Pauli, em janeiro do ano passado, na segunda divisão germânica.

Uma temporada e meia depois, conquistou o título da 2.Bundesliga e, no lugar de migrar junto com o clube para a elite do país onde sempre trabalhou, descolou um convite para se transferir ao Olimpo da Premier League.

Quanto mais jovem, melhor

No Brighton, o treinador com idade para ser jogador ainda no auge da carreira irá trabalhar em um projeto que se notabiliza justamente pela aposta em caras novas e de pouca idade.

Continua após a publicidade

Dos 39 jogadores que formam o elenco da equipe inglesa neste começo de temporada, nada menos que 26 são nascidos já nos anos 2000.

O goleiro do titular do time, o holandês Bart Verbruggen, tem 21 anos, um a mais que o camisa 10, o paraguaio Julio Enciso. Já o principal centroavante, o irlandês Evan Ferguson, autor de seis gols na temporada passada, é ainda mais novo e está com 19.

Missão ousada

O objetivo de Hürzeler em sua primeira temporada na Inglaterra é dar sequência ao trabalho de transformação do Brighton em uma força de meio de tabela da Premier League.

Apesar de ter estreado na primeira divisão há apenas sete anos, o time do uniforme alviceleste tem obtido resultados consistentes, já se classificou para uma Liga Europa e terminou as últimas três temporadas entre a sexta e a 11ª colocação.

Desta vez, há um certo pessimismo em curso justamente por conta da mudança da comissão técnica.

Continua após a publicidade

O italiano Roberto de Zerbi, que era um dos treinadores mais admirados da elite inglesa, resolveu se transferir para o Olympique de Marselha porque queria que a diretoria investisse menos em apostas e mais em jogadores consolidados na tentativa de dar o próximo passo e conseguir ameaçar também os grandes do país.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes