Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Relâmpago: Endrick faz 1º gol na Europa antes de Romário, Neymar e Kaká

Aos 18 anos, Endrick precisou de menos tempo em campo para anotar seu primeiro gol em uma partida oficial na Europa do que quase todos os principais atacantes brasileiros das últimas décadas.

O garoto estreou na artilharia do Real Madrid no domingo, em seu primeiro jogo "valendo" pela equipe merengue. Dez minutos depois de ser acionado pelo técnico Carlo Ancelotti, ele colocou números finais na vitória por 3 a 0 sobre o Valladolid.

Romário, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká, todos vencedores de prêmios de melhor jogador do mundo, precisaram de mais tempo que Endrick para conseguir balançar as redes no futebol europeu. Neymar, Adriano e Vinícius Júnior, outros que brilharam nos gramados do Velho Continente, também.

Atrás de Rodrygo e Fenômeno

Dos principais homens de frente que o Brasil produziu nos últimos tempos, apenas Rodrygo e Ronaldo Fenômeno foram ainda mais apressadinhos do que a cria das categorias de base do Palmeiras para apresentar suas credenciais à Europa.

O Rayo, agora companheiro de Endrick na Espanha, marcou pela primeira vez com a camisa do Real um minuto depois de fazer sua estreia — saiu do banco para marcar contra o Osasuna, na sexta rodada do Campeonato Espanhol 2019/20.

Já o herói do penta iniciou sua trajetória no futebol europeu como titular. E estreou como artilheiro do PSV Eindhoven logo aos 9 minutos da rodada de abertura da temporada 1994/95 do Holandês — vitória por 4 a 2 sobre o Vitesse.

O primeiro de Endrick

Antes de enfrentar o Valladolid, Endrick já havia participado de dois amistosos de pré-temporada no Real. No entanto, esses jogos preparatórios usualmente não entram nas estatísticas dos jogadores e clubes.

Continua após a publicidade

Depois que as competições de 2024/25 começaram, o camisa 16 passou o tempo todo no banco na Supercopa da Europa (contra o Atalanta) e na primeira rodada da La Liga espanhola (Mallorca).

A oportunidade apareceu no terceiro compromisso oficial do Real na temporada. Endrick substituiu Kylian Mbappé aos 41 minutos do segundo tempo, com os merengues vencendo por 1 a 0.

Ele viu Brahim Díaz anotar o segundo gol merengue e, já nos acréscimos, aos 51 minutos, recebeu passe do marroquino, foi para cima dos marcadores e bateu no canto para colocar seu nome no placar histórico do clube mais vitorioso da história do futebol.

Quanto tempo para fazer o 1º gol na Europa

Rodrygo (Real Madrid/2019): 1 minuto
Ronaldo Fenômeno (PSV Eindhoven/1994): 9 minutos
Endrick (Real Madrid/2024): 10 minutos
Adriano (Inter de Milão/2001): 54 minutos
Romário (PSV Eindhoven/1988): 170 minutos
Rivaldo (La Coruña/1996): 223 minutos
Vinícius Jr. (Real Madrid/2018): 238 minutos
Neymar (Barcelona/2013): 439 minutos
Kaká (Milan/2003): 470 minutos
Ronaldinho Gaúcho (PSG/2001): 492 minutos

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes