Rafael Reis

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Camisa mais bonita do mundo? Time pequeno da Itália vira ícone fashion

Qual é a camisa de futebol mais bonita do planeta? Se você fizer essa pergunta para fãs do esporte que acompanham de perto inúmeros campeonatos nacionais, certamente ouvirá muitas vezes o nome do Venezia como resposta.

E mandar bem ano após ano no desenho dos seus uniformes não é um simples detalhe para o clube que retorna à primeira divisão no Campeonato Italiano nesta temporada.

Investir pesado na moda e se transformar em um ícone fashion dos gramados foi o jeito que essa equipe de resultados pouco expressivos encontrou para não ser só mais uma no cenário esportivo internacional... e ganhar dinheiro, claro.

Moda é investimento

Nove anos atrás, depois de passar por três processos de falência no período de uma década, o Venezia precisou recomeçar praticamente do zero ao ser comprado por um grupo de investidores norte-americano liderados pelo norte-americano Joe Tacopina.

A nova administração concluiu que só com um intenso trabalho de marketing o clube conseguiria ampliar suas receitas e escalar os degraus do futebol italiano.

E esse trabalho de marketing foi investir em uma paixão dos italianos: a moda. Em parceria com a Kappa, o Venezia revolucionou o mercado de camisas esportivas e lançou linhas completas (uniformes de jogo, de viagem e kits exclusivos para o torcedor) que pareciam saídas das passarelas de alguma Fashion Week.

O resultado foi impressionante: no dia do lançamento dos uniformes da temporada 2021/22, criados em parceria com o estúdio de Nova York Fly Nowhere, o jogo de camisas número um esgotou-se completamente e 95% das vendas feitas pelo site do clube foram para clientes de fora da Itália.

Desde então, o Venezia se transformou em um ícone fashion e global.

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Parceria com Drake

Em fevereiro do ano passado, o departamento criativo do clube italiano sofreu um baque com a saída do diretor de marketing e pai do "projeto fashion" Ted Philipakos. Para piorar, a parceria com a Kappa também chegou ao fim.

Só que aí o rapper canadense Drake resolveu dar uma mãozinha. Impressionado com o trabalho de construção de marca que o Venezia vinha fazendo, ele investiu 40 milhões de euros (quase R$ 250 milhões) para se tornar acionista minoritário do clube e livrá-lo do risco de uma nova falência.

A partir desta temporada, quem veste a equipe mais fashion do futebol mundial é a Nocta, linha da Nike assinada pelo rapper e que costuma investir em roupas e itens do universo da música urbana. Ou seja, moda, moda e mais moda.

Camisa mais bonita que o futebol

O Venezia pode até mandar muito bem no mundo da moda, mas o mesmo não acontece dentro de campo.

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Após a disputa das duas primeiras rodadas da Série A italiana, a equipe dirigida pelo técnico Eusebio di Francesco já tem deixado claro que seu objetivo é mesmo apenas permanecer na primeira divisão.

O Venezia somou só um dos seis pontos que disputou até o momento (derrota para Lazio e 0 a 0 com a Fiorentina) e está fora da zona de rebaixamento apenas por ter saldo de gols superior ao de Bologna e Como.

Seu próximo compromisso é nesta tarde, contra o Torino, que ocupa a terceira colocação do Calcio e ainda está invicto na temporada (uma vitória e um empate).

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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