Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Casemiro se distancia da seleção após 'pior partida da carreira' e críticas

A seleção brasileira retoma nesta semana a disputa pela classificação para a Copa do Mundo-2026 sem a presença de Casemiro.

Capitão da equipe canarinho até um ano atrás, o veterano dos Mundiais da Rússia-2018 e do Qatar-2022 foi novamente ignorado e completou cinco convocações consecutivas sem ser lembrado.

E, pelo futebol que tem jogado, nada indica que o jogador de 32 anos conseguirá reverter essa situação nas próximas listas de Dorival Júnior. Afinal, no último fim de semana, o camisa 18 do Manchester United teve simplesmente a pior atuação de toda sua carreira no futebol europeu.

O pior Casemiro

Na avaliação do "Sofascore", plataforma de inteligência artificial que mede o desempenho dos atletas a partir das estatísticas que eles produzem em campo, Casemiro nunca jogou tão mal em 11 anos no Velho Continente quanto na derrota por 3 a 0 dos Red Devils para o Liverpool.

A atuação do volante no clássico de domingo mereceu nota 5,1, a mais baixa já recebida pelo brasileiro. Até então, seu recorde negativo era 5,7, também pelo United, em um jogo contra o Southampton em que foi expulso ainda no primeiro tempo, lá em março do ano passado.

Contra o Liverpool, o brasileiro foi escalado de início, mas acabou substituído no intervalo por um garoto das categorias de base (Toby Collyer) depois de falhar feio nos dois primeiros gols da equipe de Salah.

'Show de horrores'

O desempenho desastroso de Casemiro no clássico da terceira rodada da Premier League foi resumido pelo tabloide britânico "The Sun" como um "show de horrores".

Continua após a publicidade

Já o ex-zagueiro e hoje comentarista Jamie Carragher, que fez carreira no Liverpool, lamentou que o brasileiro não consiga repetir no United o mesmo nível de futebol que o fez brilhar no Real Madrid.

"Ele teve uma carreira incrível e ganhou tudo o que é possível ganhar, mas é triste ver o que está passando."

As críticas recebidas pelo brasileiro na imprensa e nas redes sociais foram tão intensas que sua esposa, Anna Maria Casemiro, resolveu sair em defesa do marido. Ela utilizou seu perfil no Instagram para publicar uma foto do armário repleto de troféus acumulados pelo volante ao longo da carreira.

Estreia nas eliminatórias

Após a eliminação para o Uruguai nas quartas de final da Copa América, a seleção volta a campo nesta sexta-feira pelas eliminatórias sul-americanas para enfrentar o Equador, em Curitiba. Já na próxima terça, o desafio é contra o Paraguai, em Assunção.

A rodada dupla é o primeiro compromisso da equipe canarinho no qualificatório da Conmebol sob comando de Dorival, que foi contratado no início do ano pela CBF.

Continua após a publicidade

O treinador tem a missão de tirar o Brasil de uma situação um tanto quanto incômoda. Com um terço das eliminatórias já disputado, a seleção tem só sete pontos e ocupa a sexta colocação, justamente a última que dá vaga direta para o Mundial.

O time canarinho já está oito pontos atrás da Argentina, que lidera o torneio classificatório. Uruguai, Colômbia, Venezuela e Equador também aparecem à frente de Vinícius Jr., Rodrygo, Endrick e cia.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes