Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Brasileirão cede 40 jogadores na Data Fifa; São Paulo tem mais convocados

Nada menos que 40 jogadores em atividade na primeira divisão do Campeonato Brasileiro irão vestir a camisa de alguma seleção principal nesta Data Fifa.

Além de Guilherme Arana, William, Gerson, Lucas Moura, Estêvão, Pedro e Luiz Henrique, convocados por Dorival Júnior para os jogos contra Equador e Paraguai, válidos pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2026, outros 33 atletas de dez nacionalidades diferentes foram chamados por seus países de origem.

Desta vez, ao contrário do que manda a tradição, as seleções sul-americanas não serão as únicas que receberão reforços oriundos do futebol brasileiro. Angola (Bastos), Costa Rica (Joel Campbell) e Irlanda do Norte (Jamal Lewis) também terão jogadores que atuam no país pentacampeão mundial.

Quase todos os clubes têm selecionáveis

Dezessete dos 20 participantes da Série A do Brasileirão tiveram pelo menos um jogador convocado nesta Data Fifa.

Juventude, Red Bull Bragantino e Vitória são os únicos clubes que foram ignorados pelas convocações e que, consequentemente, continuarão com elenco completo até meados da próxima semana.

Por outro lado, o São Paulo lidera o ranking de convocados, com cinco atletas cedidos para os compromissos das seleções no mês de setembro: Damián Bobadilla (Paraguai), Jamal Lewis (Irlanda do Norte), Jhegson Méndez (Equador) e Nahuel Ferraresi (Venezuela), além de Lucas Moura.

O Flamengo, que normalmente ocupa esse lugar, só terá quatro representantes nesta Data Fifa, já pelo menos três dos seus convocáveis, os uruguaios Matías Viña, Giorgian de Arrascaeta e Nicolás de la Cruz, estão machucados.

Copa do Brasil é o problema

O Brasileirão não terá rodadas normais jogadas durante o período da Data Fifa. A única partida marcada para os próximos dias é o confronto entre Cuiabá e Juventude, amanhã, cuja data original era o começo de julho.

Continua após a publicidade

Sendo assim, o maior impacto das convocações das seleções se dará nos confrontos de volta das quartas de final da Copa do Brasil.

Corinthians, Juventude, Athletico-PR e Vasco jogarão na próxima quarta, só um dia depois da rodada das eliminatórias sul-americanas, ou seja, com atletas desgastados por compromissos das equipes nacionais que defendem. Na mesma data, Internacional e Fortaleza também se enfrentam pela Série A.

Os convocados de cada clube

SÃO PAULO (5): Damián Bobadilla (PAR), Jamal Lewis (IRN), Jhegson Méndez (EQU), Lucas Moura (BRA) e Nahuel Ferraresi (VNZ)
ATLÉTICO-MG (4): Alan Franco (EQU), Eduardo Vargas (CHI), Guilherme Arana (BRA) e Júnior Alonso (PAR)
BOTAFOGO (4): Bastos (ANG), Gatito Fernández (PAR), Jefferson Savarino (VNZ) e Luiz Henrique (BRA)
FLAMENGO (4): Erick Pulgar (CHI), Gerson (BRA), Guillermo Varela (URU) e Pedro (BRA)
INTERNACIONAL (3): Enner Valencia (EQU), Rafael Santos Borré (COL) e Sergio Rochet (URU)
PALMEIRAS (3): Estêvão (BRA), Gustavo Gómez (PAR) e Richard Ríos (COL)
ATHLETICO-PR (2): Agustín Cannobio (URU) e Mateo Gamarra (PAR)
BAHIA (2): Luciano Rodríguez (URU) e Santiago Arias (COL)
CORINTHIANS (2): Félix Torres (EQU) e José Martínez (VNZ)
FORTALEZA (2): Benjamín Kuscevic (CHI) e Kervin Andrade (VNZ)
GRÊMIO (3): Luciano Rodríguez (URU), Mathías Villasanti (PAR) e Yeferson Soteldo (VNZ)
VASCO (2): Jean Meneses (CHI) e Puma Rodríguez (URU)
ATLÉTICO-GO (1): Joel Campbell (CRI)
CRICIÚMA (1): Miguel Trauco (PER)
CRUZEIRO (1): William (BRA)
CUIABÁ (1): Isidro Pitta (PAR)
FLUMINENSE (1): Jhon Arias (COL)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes